Buscando a recolocação de carreira

A recolocação profissional é um momento bem delicado e desafiador. Independente por qual motivo você está nessa busca, desemprego, insatisfação do atual cargo, ou outros fatores, nesse período de transição de carreira podem surgir muitas dúvidas e ansiedade para a tomada dessa decisão.

O mercado está cheio de profissionais buscando novas oportunidades. É preciso ter calma, paciência, certezas, disposição e mudar alguns comportamentos para conseguir se destacar diante da grande concorrência.

Antes de tomar qualquer atitude, é preciso estar ciente de qual é a carreira você pretende seguir. Com a escolha definida, é hora de fazer uma análise do mercado do qual você estará concorrendo, verificar como estão as oportunidades, os fatores positivos e negativos que provavelmente irá enfrentar e fazer pesquisas salariais.

Agora que você está decidido e seguro sobre sua escolha, descubra como aprimorar o seu desenvolvimento e ficar ainda mais preparado para encarar o mercado e a concorrência.

 

• Use e abuse do seu networking. Durante todos esses anos de experiencia, você formou uma rede de contatos. É importantíssimo se manter em contato com eles. Esses vínculos podem ajudá-lo em sua recolocação profissional.

• Tenha um currículo atrativo pois ele é o seu cartão de visita. É a primeira avaliação em qualquer processo seletivo. Ele precisa ser claro, objetivo, conter as principais informações sobre você e suas experiências e não esqueça do cuidado com a ortografia. Impressione desde o início.

• Saiba como se portar em entrevistas de emprego. Os empregadores estarão te avaliando a todo o momento. Por isso, chegue no horário marcado, mostre desenvoltura com o entrevistador, fale sobre suas principais experiências e expresse entusiasmo. Se vestir apropriadamente e não abusar do perfume, também são pontos importantes.

• Trabalhe o seu marketing pessoal. A postura diz muito sobre você. Durante os processos seletivos até após a contratação, esteja sempre bem apresentável, tenha um bom diálogo, mas também saiba escutar, sorria sempre, seja acessível e paciente. Atitudes positivas te levarão a grandes oportunidades.

• Invista em conhecimento. Nunca é tarde para voltar aos estudos. Faça uma nova graduação, especialização, cursos técnicos ou extra curriculares. O importante é aprimorar o seu conhecimento para o novo caminho escolhido.

• Saia da sua zona de conforto. Abandonar essa condição te faz ter uma cabeça mais aberta e positiva para as novas oportunidades. Não fique buscando sempre as mesmas vagas de sempre. É uma forma de sempre encontrar motivação para encontrar novos caminhos.

 

Não é fácil conseguir a recolocação no mercado profissional, mas com organização, esforço e dedicação, você irá alcançar os seus objetivos e encontrar o caminho que te deixe realizado e feliz.

Ainda não se sente seguro para tomar essas decisões? Busque ajuda com um Coaching de Carreira. Ele irá fazer analises comportamentais para entender sobre os seus reais objetivos e características profissionais. Ajudará a ter mais clareza sobre seus propósitos e então montar um plano de ação personalizado para que você dê o passo rumo ao seu sucesso.

É completamente normal sentir insegurança nessa fase, mas com a orientação adequada e força de vontade, você encontrará a auto realização.

Comente pelo Facebook