O que é Coaching Executivo


O Executive Coaching é um processo específico para executivos e gestores que buscam: aumento da performance de liderança, fortalecimento de times, aumento nas vendas e na qualidade, desenvolvimento de competências de liderança, autogestão e tomada de decisão. Todas essas características permitem capacitar líderes na área executiva, posição de responsabilidade e que precisa de um elevado desempenho, onde esse líder é uma pessoa bem-sucedida e que pretende ter uma visão do que pode acontecer dentro da organização.

Então, o papel do coaching executivo é auxiliar o profissional que está precisando adquirir novas competências na sua gestão de trabalho. Pode-se destacar uma abordagem que exige um posicionamento firme diante de uma tomada de decisão, pois este comportamento disciplina e organiza toda equipe. Mas também, este aprendiz ou coachee precisa aprender trabalhar a liderança de forma saudável, despertando a motivação profissional em todos os trabalhadores, evitando um clima de repressão e rigidez no ambiente.

Contribuições para quem faz o treinamento

Um executive coach vai auxiliar o cliente (coachee) a buscar um avanço em todo processo que exige a produção de novas competências, que possa estabelecer metas para ser alcançadas. É uma proposta de fazer um diferencial na corporação, como exemplo: o sistema de vendas está precisando melhorar a qualidade de atendimento; ou usar algum recurso estratégico para atrair as pessoas. Um executivo deve saber exigir, porém não deve ser com uma postura de ordem, mas usando recursos estratégicos com intenção colaborativa, assim permite maior abertura para que toda equipe tenha novas ideias e procure participar mais.

No programa de executive coaching, a intenção é promover a autogestão, onde o profissional possa ter capacidade de gerenciar uma organização, mas interagindo com a equipe, onde todos podem apresentar ideias que possa melhorar todo o processo gestor. Essa é uma característica de como promover um diferencial no sistema corporativo, como também proporcionar novas aptidões para quem deseja oferecer uma qualidade de trabalho mais eficiente.

coaching-profissionalÉ através do processo de treinamento com um executive coach, que o profissional gestor pode aumentar a produtividade e melhorar o portfólio de toda empresa. E não há como negar que um profissional que passa por um treinamento adquire uma vantagem competitiva em relação de aos outros. Pois é possível desenvolver novas lideranças, facilidade de trabalhar em equipe, melhora a relação comunicativa com outros profissionais, aprende a dar e receber feedback.

E ainda consegue lidar com as dificuldades que pode passar no trabalho, consegue compreender e até identificar problemas na política organizacional, como também promove novas práticas para aperfeiçoar o bom desempenho de todos dentro da equipe. Ou seja, é uma estratégia que aprendeu e promoveu o aumento da performance de liderança.

É perceptível os benefícios de quem faz o programa de executive coaching, pois consegue melhorar a produtividade no trabalho, o relacionamento interpessoal, e ainda consegue evitar o conflitos e estresse.

A área de atuação de um executive coach é agir através de treinamentos que desperta a motivação e possa mudar o comportamento para contribuir em novos aspectos positivos, principalmente no interesse de aprender e procurar novas capacitações. É uma mudança que tem a pretensão de buscar novas metodologias de trabalho e mudar todo o aspecto cultural dentro da organização.

Pode ser visto como um consultor, mas seu propósito é alcançar muito mais do que simples conselhos, este profissional vai trabalhar um novo perfil de gerenciamento de toda equipe de executivos.

O programa de executive coach tem como intuito atingir metas positivas de trabalho, despertar o desejo de buscar alcançar cada vez mais a perfeição dentro das condições existente no meio de produção. O método permite aos participantes uma reflexão e conscientização da função que exerce, como também pode desenvolver cada vez mais novas formas de contribuição em novas tarefas.

coaching de carreira - soluções para voce 2

Uma pessoa que acha que não tem capacidade ou não tem interesse de gerenciar, o programa de executive coaching não poderá acrescentar muitos conhecimentos. Por isso é interessante que saibam quais são as verdadeiras expectativas que deseja com este tipo de treinamento, pois a principal finalidade deste tipo de aprendizagem é delegar novas metas de trabalho, contribuir no aumento da produtividade, gerenciar todo o processo de trabalho. Quem não tem este tipo de objetivo, não deve realizar.

Outro aspecto a ressaltar é que um executivo coaching forma profissionais que serão específicos para casos de fusão de empresa, onde os profissionais que formarão uma nova equipe deverão aprender uma nova cultura organizacional. E assim também novas competências, tomadas de decisão, solução de conflitos e novos reflexões com objetivos estratégicos.

Estamos completamente a disposição para falar com você sobre o processo de Coaching Executivo –  Fale Conosco😉

Um grande Abraço e conte comigo!

att,

        Marcio Sumay

Master Coach – Amaxi Performance

Amaxi-Performance-1

Comente pelo Facebook