Como liderar uma equipe

Dicas Incríveis de Como liderar uma Equipe Mantendo-a Sempre Motivada

O que torna uma pessoa a ser um bom líder? Quais atitudes são necessárias? Qual é a grande questão? Como liderar uma equipe?

Uma boa equipe precisa de um ótimo líder, alguém que sempre precisara tomar a frente dos projetos e orientar todos os membros.

Por traz de uma grande equipe é necessário um líder que tenha profissionalismo, que esteja envolvido e disposto a colocar todos os projetos acima de orgulhos e contratempos pessoais.

Liderar uma equipe não é uma tarefa fácil, mas com algumas atitudes essa missão pode ser tornar um pouco mais simples.

Todo líder consequentemente pode melhorar e alcançar resultados e satisfação de sua equipe.

Mas para isso é importante identificar as características que são um problema e precisam ser melhoradas.

Por isso montamos para você um artigo com as principais atitudes que um bom líder, precisa para manter sua equipe sempre motivada.

Nele você vai aprender mais sobre:

▶ Como liderar uma equipe mantendo-a sempre motivada

▶ Tenha uma boa comunicação

▶ Seja participativo

▶ Se preocupe com a sua equipe

▶ Mantenha proximidade com o grupo



Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse material com seus amigos, assim cada vez mais pessoas entenderam como liderar uma equipe mantendo-a sempre motivada.

Facebook (o mais popular)

LinkedIn (o mais profissional)

Email (o mais democrático)

 

COMO LIDERAR UMA EQUIPE MANTENDO-A SEMPRE MOTIVADA

Pessoas com dom natural para liderar são fundamentais dentro das corporações, ainda mais quando há equipes que precisam de um norte para a realização das atividades.

Mas, embora pareça uma tarefa simples, ela é muito mais complexa do que se aparenta.

Ser um bom líder requer uma série de fatores, ou seja, não basta apresentar o perfil e não ter outras habilidades para exercer essa função.

Um dos pontos é que os lideres precisam manter sua equipe sempre motivada, visto que isso é capaz de melhorar a produtividade do grupo, por exemplo.

Esse é um dos grandes desafios para quem está trabalhando a liderança dentro das empresas.

Vale lembrar que liderança e motivação andam juntas dentro das organizações, exercendo um papel fundamental para o ritmo de trabalho e obtenção de resultados.

Já foi comprovado que um colaborador que trabalha motivado tem uma produtividade muito maior, em números ele consegue produzir 50% mais que outros funcionários que não estão tão focados assim no serviço.

Deste modo, cabe ao empreendedor na figura de líder compreender o que é preciso para incentivar a sua equipe, com a intensão de mantê-lo satisfeito.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa difícil missão, e tornar a sua equipe de colaboradores muito mais motivada, assim trazendo resultados favoráveis ao seu negócio.

 

TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO

Um líder não deve somente transmitir informações de forma adequada, mas ele se difere dos demais quando sabe ouvir a sua equipe.

Isso vale para sugestões, reivindicações da equipe e até mesmo ajuda em determinadas atividades.

 

SEJA PARTICIPATIVO

Trabalhar no mesmo nível da equipe, ou seja, sem que haja níveis hierárquicos é uma forma de mantê-los motivados.

Isso porque o líder passa a participar dos projetos, por exemplo, como se fosse um colaborador comum.

Esta é uma forma de alcançar interesses individuais de cada membro do grupo, assim como bater metas da equipe, que são estipuladas pela empresa.

A interação entre funcionários e liderança se torna fundamental para o bom relacionamento da equipe, o que acaba por fortalecer os sentimentos de confiança e respeito para ambas as partes.

 

SE PREOCUPE COM A SUA EQUIPE

Mostrar que você se interessa e tem preocupação com que a equipe tem feito, demonstra aos colaboradores que eles têm alguém com quem podem contar.

Como resultado, eles se sentem mais motivados, já que contam com apoio para lidar com a rotina de trabalho e os problemas eventuais que podem surgir.

 

MANTENHA PROXIMIDADE COM O GRUPO

A ideia é que o líder evite criar barreiras entre ele e os membros da equipe, assim não haverá algo que atrapalhe seu desempenho.

Essa proximidade ainda ajuda a conhecer o perfil de cada profissional que faz parte daquele grupo, o que facilita a destinação de tarefas, por exemplo.

Isso é fundamental para a rotina do grupo, visto que para um líder conhecer cada componente de sua equipe e saber de suas habilidades, torna muito mais fácil obter resultados positivos aos negócios.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


Comente pelo Facebook