Criando Planos de Ações Estratégicos

Em algum momento já sentiu dificuldade para decidir pontos estratégicos em seu negócio?

Principalmente empresas de pequeno e médio porte, fazem Análise SWOT para tomada de decisões, elaboração de estratégias, diminuição de riscos e prejuízos.
Para qualquer tipo de ação, desde o início de um negócio, até ações periódicas, a utilização da matriz SWOT irá fazer com que a empresa siga planejamentos assertivos, esteja sempre preparada para desafios e não fique de fora do mercado e da concorrência.

O que é a Análise SWOT?

Análise SWOT (ou Matriz FOFA), é uma sigla em inglês que significa: Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É uma ferramenta muito comum em ambientes corporativos, para criação de análises de cenário, com foco em planejamento estratégico, diagnósticos de riscos/ problemas e visualização das condições de mercado.

Na prática ela é dividida em Ambiente Interno (Forças e Fraquezas) e em Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças).

– Ambiente Interno: é tudo que acontece dentro da empresa, relacionado às melhorias e a rentabilidade da organização.
– Ambiente Externo: é o que não está no controle da empresa. Mas é preciso conhecer e monitorar esse ambiente para aproveitamento das oportunidades e evitar as ameaças.

Como montar uma Análise SWOT?

Antes de tudo, é preciso definir o ponto a ser solucionado. Se é algum problema ou uma nova demanda.
Em seguida, vem a definição dos pontos fortes e fracos: os melhores recursos e resultados obtidos na companhia, necessidade de novos profissionais mais qualificados, qualidade de equipamentos e softwares, relacionamento com clientes, etc. Esse é o momento de fazer um diagnóstico interno da empresa.

Depois é preciso fazer a análise do ambiente externo, tudo aquilo que está fora do alcance da gestão, como: as oportunidades e reconhecimentos, as ameaças dos concorrentes, mudanças de mercado, tudo o que pode afetar o seu negócio de forma negativa.

Essa listagem deve ser feita seguindo o modelo da matriz SWOT, como segue abaixo:

O uso dessa ferramenta vai instruí-lo a sempre criar um plano de ação estratégico para que sua empresa esteja preparada para o que estiver por vir.

É um método muito simples que apresentará recursos importantíssimos, traçando objetivos a longo prazo, criando um cenário empresarial equilibrado e vitorioso.

Comente pelo Facebook