Executivos precisam se comunicar e ouvir suas equipes

 

Em períodos de incerteza como este, em que a crise econômica pede por cautela e atenção, é comum que muitos executivos se sintam compelidos à pressão de lidar com orçamentos reduzidos e encontrar novas alternativas. O que muitas vezes é imperceptível a esses líderes é que ao se focarem em um único desafio ou obstáculo, acabam deixando de lado a habilidade de ouvir suas equipes, começam a excluir seus pares no processo que inclui a busca por novas opções e param de se questionar sobre sua gestão.

Este cenário possibilita concluir que a falta de comunicação e feedback podem ser uma das maiores limitações de um executivo; e não trabalhar estes pontos resultará no comprometimento do sucesso de sua carreira e de toda a empresa.

Infelizmente, a maioria dos líderes não investe no desenvolvimento dessas habilidades críticas. Uma pesquisa realizada em 2011, pela Folha de São Paulo, mostrou que um dos principais problemas dos executivos brasileiros é a solidão decorrente das atribuições do cargo. Mas engana-se quem pensa que a falta de comunicação interna afeta apenas empresas nacionais. Em recente entrevista à BBC Brasil, Robert Wahbe falou sobre sua experiência em 2009, quando assumiu o controle de uma divisão da Microsoft, avaliada em 20 bilhões de dólares. O maior agravante apontado por ele era um abismo na comunicação entre os departamentos, que resultava na perda de oportunidades e na queda de produtividade.

Como estes executivos podem desenvolver e/ou melhorar sua relação com suas equipes? Baseada nos princípios do Coaching, a RBC preparou três importantes perguntas que estes líderes devem se fazer para que possam melhorar sua performance empresarial, com o apoio de um profissional. Confira:

  • Como posso mudar meu estilo de liderança e melhorar o desempenho de minha equipe? – Neste aspecto, o Coaching te auxiliará na identificação do atual estilo de liderança e o fará entender o porquê este é um fator impeditivo no relacionamento entre você e sua equipe. Durante o processo, você contará com ferramentas extraordinárias que te ajudarão a medir o seu sucesso e avaliar seu progresso na comunicação com sua equipe.
  • O que eu preciso fazer para me relacionar melhor com meu time? – Um Coach Executivo pode trabalhar também com a equipe para identificar os pontos fracos na comunicação e áreas de melhoria, apoiando-os de forma geral e individualmente. Isso trará benefícios significativos a curto e longo prazo, já que a melhora da comunicação interpessoal resultará em mais produtividade.
  • Como posso melhorar meu feedback negativo? – Receber um retorno negativo sobre o próprio desempenho profissional quando se pensa estar tudo bem, pode ser algo doloroso. Porém, o Coach o apoiará com uma abordagem prática na resolução de seus problemas, permitindo que você trabalhe com o seu feedback de forma positiva. Isso permitirá que você se concentre em desenvolver habilidades e condutas que visam melhorar a sua situação.

Adaptado do texto > RBC Coaching

Comente pelo Facebook