A Importância do Plano de Carreira nas Organizações

O plano de carreira nas organizações está sendo cada vez mais comum dentro das corporações, isso porque eles trabalham com o planejamento profissional, de modo que os colaboradores consigam melhores condições de trabalho no futuro.

Basicamente, essa ferramenta conceitua-se em onde você se encontra agora e para onde deseja ir.
Para os profissionais, ter um objetivo definido facilita na conciliação dos objetivos pessoais e, com o tempo, o plano se torna essencial para o crescimento.

Ele é encarado como um planejamento a longo prazo, onde são definidas metas a serem buscadas para chegar no lugar almejado.

Como uma forma de motivação, as empresas empregam para melhora da produtividade, por exemplo, já que os benefícios não são atrativos apenas ao quadro de funcionários.
Quando ele é bem trabalhado, ambos conseguem bons resultados.

☞ Planejamento é benéfico tanto as empresas como também para seus funcionários. 



✗ Por que o Plano de Carreira nas Organizações são Importantes?

De certo modo, o plano de carreira nas organizações consegue maior positividade a vida pessoal e profissional dos funcionários.

Isso porque a empresa passa a oferecer aos profissionais, um planejamento cujo o objetivo é segurança e estabilidade.

Com esse recurso, ela pode possibilitar que seu colaborador supere obstáculos, oferecendo um ambiente de trabalho favorável ao crescimento.

Os resultados aparecem para ambas as partes, mas no caso das empresas, eles vem bem mais rápido.

Um dos pontos trazidos ao empregar o plano de carreira nas organizações é o amento da produtividade, uma vez que os profissionais trabalham com a certeza que terão oportunidades de subir dentro da empresa e, com isso, eles se sentem mais motivados, trabalhando com muito mais vontade.

Além disso o plano de carreira nas organizações não deve atender a um único setor ou equipe, ele precisa privilegiar a todos os funcionários.

Desta forma, é importante que a empresa trace um planejamento que de abertura a discussões de objetivos, avaliações de desempenhos, formas para melhora da produtividade e outros pontos que julgue importantes.

Com um bom planejamento a empresa enxerga as vantagens em curto prazo, já que ele consegue aproximar os profissionais do gestor, por exemplo.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


✗ Desligamento de Funcionários

O plano de carreira nas organizações pode ser utilizado em uma ocasião específica: quando há o desligamento do colaborador da empresa.

Neste caso ele funciona como suporte, já que ele não ficará na mão por conta do rompimento do contrato.

Com essa ferramenta as empresas conseguem economizar em alguns pontos, como a consultoria para selecionar novos profissionais, além do treinamento para preparar os colaboradores a funções que foram contratados.

O planejamento ajuda a manter o crescimento constante da corporação, também organizando tudo através de relações de cooperação.

Assim, quando um funcionário sai da empresa, seja por opção própria ou por parte dela, ter à disposição um programa de recolocação profissional é um ponto favorável para ambos os lados.

Ao traçar um plano de carreira nas organizações você também deve pensar nessa possibilidade, porque não se trata apenas dos profissionais dentro da empresa, mas também aqueles que, por ventura, acabam saindo de suas funções.


Agora que você leitor já sabe A Importância do Plano de Carreira nas Organizações, que tal se inteirar de Como Montar um Plano de Carreira Pessoal.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook