O que é Coaching Executivo?

O Coaching Executivo tem como foco principal capacitar executivos, líderes, diretores, gerentes, sócios, empreendedores e administradores para que estes alcancem um melhor desempenho.

O processo de Coaching Executivo envolve aspectos em que é possível identificar talentos individuais, fraquezas, desenvolver competências de gestão e habilidades específicas para o papel que o profissional desempenha, sobretudo, no âmbito da liderança. Tal preparação possibilita be
nefícios como: autoconhecimento, autorrealização, capacidade de gerenciar conflitos, maior equilíbrio, otimização do tempo, melhora na comunicação interpessoal e, consequentemente, uma performance mais efetiva.

O Coaching Executivo envolve três níveis de aprendizagem:

  • Resolução tática de problemas;
  • O desenvolvimento de capacidades de liderança e de novas maneiras de pensar e agir, que se generalizem para outras situações e papéis;
  • “Aprender a aprender”: Desenvolver habilidades e hábitos de autorreflexão que assegurem que a aprendizagem continuará após o término do coaching.

alta-performance

Alta Performance Empresarial

No continente europeu e em países como os Estados Unidos, o conceito de Coaching Executivo é bastante disseminado, tanto que é comum as empresas contratarem um profissional dessa modalidade para potencializar o desempenho de seus profissionais.

Em 2012, uma pesquisa realizada pela PUC Campinas com 10 executivos que passaram por esse processo, apontou que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram mais abertos às mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.

Além da pesquisa realizada em território nacional, a revista Fortune divulgou alguns estudos que mostram que executivos que passaram pelo processo de coaching classificaram o retorno quantitativo em seis vezes o valor do investimento. Entre as melhorias apontadas estão: melhor relacionamento de trabalho com subordinados, melhor relacionamento com chefe, melhor relacionamento com pares, aumento do nível de satisfação com o trabalho e aumento de comprometimento com a empresa.

Tais resultados comprovam a assertividade das metodologias realizadas pelo Coach Executivo junto de seus coachees, que consistem na:

Criação de um plano de desenvolvimento
Expansão de habilidades
Melhoria de desempenho
Desenvolvimento para futuros trabalhos
Exploração, definição e implementação da liderança do executivo e dos objetivos da organização.

Aprimore sua maneira de liderar e alcance as metas necessárias para o sucesso de sua empresa! Entre em contato com a nossa equipe.

Amaxi-Performance-1

Comente pelo Facebook