Coaching Executivo

Coaching Executivo

Os benefícios do Coaching Executivo são bastante conhecidos na Europa e nos Estados Unidos, onde as empresas usam com frequência este tipo de coaching para potencializar a performance dos seus profissionais. A pesquisa realizada pela PUC – Campinas, com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, apontou que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram mais abertos as mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.

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O coaching executivo envolve três níveis de aprendizagem:

  1. Resolução tática de problemas
  2. O desenvolvimento de capacidades de liderança e de novas maneiras de pensar e agir que se generalizem para outras situações e papéis.
  3. “Aprender a aprender”: Desenvolver habilidades e hábitos de auto-reflexão que assegurem que a aprendizagem continuará após o término do coaching.

Principais atividades realizadas no processo de Coaching Executivo:

  1. criação de um plano de desenvolvimento
  2. expansão de habilidades
  3. melhoria de desempenho
  4. desenvolvimento para futuros trabalhos
  5. exploração, definição, e implementação da liderança do executivo e dos objetivos da organização.

O Coaching Executivo atua considerando as perspectivas:

a) Orientação para Resultados:

O coaching executivo é planejado e executado com foco em resultados desejados específicos. O executivo, seu coach, e a organização iniciam o processo decidindo quais as metas fundamentais do coaching. E então, chegam a um acordo sobre os resultados específicos para cada meta. Os membros-chaves da parceria de coaching assinam um plano de coaching por escrito que especifique os prazos esperados para alcançar cada meta. Meios de avaliação apropriados são aplicados a cada meta, incluindo relatórios de acompanhamento e feedback. As atividades propriamente ditas, durante e entre as sessões de coaching, mantêm o foco especificamente em alcançar as metas que foram acordadas para o executivo e sua organização.

b) Foco nos Negócios:

O coaching executivo trata principalmente do desenvolvimento do executivo no contexto das necessidades organizacionais. O objetivo do coaching é aumentar a eficiência do executivo e sua contribuição para a organização. O coach desenvolve uma compreensão do contexto mais amplo dos negócios no qual o executivo atua, com uma ênfase específica nas iniciativas-chaves que sejam diretamente relevantes para o executivo. O executivo e o coach, então, entram em um acordo sobre os resultados específicos que melhor reflitam os objetivos comerciais da organização. O coaching executivo bem sucedido faz a conexão entre foco voltado para os negócios e processos humanos, alinhando muito bem o desenvolvimento do executivo e as necessidades comerciais críticas.

c) Parceria:

Embora o coaching executivo coloque o foco principalmente no trabalho individual com um executivo, em última instância é uma intervenção organizacional. O executivo e seu coach estão obviamente no centro do processo, mas outras pessoas (líderes e pares de trabalho) também estão envolvidos. Estes talvez incluam o diretor do executivo, as pessoas a quem ele se reporta diretamente, o responsável da área de recursos humanos, ou o  responsável pelo desenvolvimento de executivos, treinamento, ou desenvolvimento organizacional, e outros executivos e consultores. O empenho de tempo e o nível de envolvimento variam para cada parceiro. Entretanto, para alcançar um resultado com o coaching que traga o maior benefício para a organização como um todo, todos os envolvidos devem ver a si mesmos como parceiros no processo de coaching.

Recomendado para:

  • Executivos e Líderes
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