qualidade vida profissional

A Verdade Conveniente sobre a Qualidade de Vida Profissional e seus Benefícios


Oferecer uma maior qualidade de vida profissional, faz com que a empresa tenha uma retenção de colaboradores a mais, assim aumentando ainda a satisfação de cada um.

Seja a partir dos benefícios que o seu negócio oferece aos colaboradores e também pelas inúmeras oportunidades são criadas.

De acordo com algumas pesquisas da Universidade de Northwestern, na maioria das vezes a satisfação dos funcionários está diretamente ligada à satisfação do cliente.

Onde essa também está ligada ao desempenho financeiro do seu negócio.

Todos os resultados da sua empresa são afetados pelo grau de satisfação dos colaboradores com o seu emprego atual.

Por isso muitas organizações estão enxergando a importância de um investimento em qualidade de vida para todos os seus colaboradores.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, continue nos acompanhando aqui em nosso post, pois nós iremos aprofundar um pouco mais nesse assunto.


qualidade de vida profissional

A Verdade Conveniente sobre a Qualidade de Vida Profissional

Separamos para apresentar a você, alguns detalhes sobre a qualidade de vida profissional e como ela pode afetar no desenvolvimento da sua empresa.

Veja:

O que é a qualidade de vida no trabalho?

O conceito de qualidade de vida no trab.alho  não se resume apenas ao salário e aos benefícios tradicionais que os colaboradores recebem, como de plano de saúde e vale alimentação por exemplo.

Como ter Sucesso na Carreira ProfissionalA qualidade de vida no trabalho é conquistada através de oportunidades de desenvolvimento na carreira do profissional, ela é basicamente o quanto eles estão satisfeitos no ambiente corporativo, ou seja, o prazer que sentem em trabalhar em uma determinada empresa. 

O fim do trabalho tradicional

O padrão da qualidade de vida profissional está mudando rapidamente e as empresas estão se adaptando a isso, tanto com o público externo, como também com o interno.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que antes de aceitarem uma vaga de emprego, elas analisam o ambiente da empresa e o modelo de gestão que é aplicado.

O salário nem sempre é mais colocado em primeiro lugar e sim a qualidade de vida profissional.

Muitas empresas estão oferecendo um ambiente mais descontraído, convênio com academias, promovem diálogo entre líderes e funcionários e estimulam a inovação, pois isso possui um poder incrível para despertar a motivação nas pessoas.

qualidade vida profissionalPor que Investir na Qualidade de Vida no Trabalho

Se a empresa trabalha com colaboradores mais satisfeitos, ela irá conseguir reduzir a rotatividade de pessoal (taxa de turnover) e assim, o colaborador é motivado a aumentar a produtividade e a qualidade quando presta os seus serviços a empresa.

Esse é um fator muito bom tanto para os colaboradores, como também para a empresa, pois com isso ela alcançará resultados melhores e com uma qualidade final.

Com esse tipo de investimento todos saem vitoriosos, pois pessoas satisfeitas produzem bem mais e com maior qualidade e a organização terá um aumento significativo em sua rentabilidade.

Como posso melhorar minha qualidade de vida no trabalhoqualidade vida profissional

Como muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo dentro da empresa do que em sua própria casa elas merecem e necessitam ter uma boa qualidade de vida profissional.

Dias estressantes, no trabalho, são normais seja em qualquer função, mas quando isso começa a ser frequente é preciso tomar algumas providencias para diminuir o estresse, pois a qualidade de vida torna o processo de trabalho agradável e mais dinâmico, evitando que essas situações ruins aconteçam.

O primeiro passo para fazer essa mudança é tornar o ambiente mais adequado, mas não é somente o ambiente físico, mas promover também outras alterações para mudar a atmosfera do local.

Com esses destaques que citei acima em nosso post, ficam claras para você a importância da qualidade de vida profissional, seja tanto para o colaborador como também para a sua empresa, pois com isso ambos são muito beneficiados.

E você, na sua opinião o que é necessário para ter mais qualidade de vida no trabalho?

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais!


Autor:

Cristina PadulaCris Padula – Coach de Carreira
Amaxi Performance

colaboração: Marcio Sumay


 

Comente pelo Facebook