10 Exercícios Para Planejar Seu Tempo

Saber planejar o tempo é essencial para sua produtividade. Uma boa administração pode te ajudar a viver uma vida mais saudável e mais motivada.

Muitas vezes, acreditamos não possuir tempo para fazer todas as tarefas programadas. Na verdade, essa pode ser uma questão de falta de planejamento, que acaba implicando na qualidade do seu trabalho e de suas relações.

Cansou de ter esse problema? Selecionamos alguns exercícios e práticas para te ajudar a planejar o tempo e fugir da improdutividade. Confira a seguir!

 

Liste tarefas

Para começar a planejar o seu tempo, é essencial criar uma lista de tarefas todos os dias. Você deve tornar essa atividade um hábito feito pela manhã ou ao final do dia anterior. O importante é não se esquecer da sua planilha.

Lembre-se de marcar também as atividades que não estão relacionadas ao trabalho. Muitas pessoas cometem o erro do enfoque excessivo na vida profissional.

Passar tempo com a família ou descansar também são atividades que ocupam o seu tempo. Por isso, elas devem estar no planejamento.

Fique atento às tarefas básicas

No seu planejamento diário de tempo, você deve manter e repetir algumas tarefas básicas. Ao longo dos meses, essa se tornará uma tarefa mais simples. Você nem precisará mais anotar as tarefas básicas. Apenas retirar o tempo será suficiente.

Mas o que são tarefas básicas? Todas aquelas que você precisa fazer diariamente. Alguns exemplos são o trânsito e refeições básicas ao longo do dia.

Pense na seguinte situação: você sabe que pega um trânsito de uma hora todos os dias para chegar ao trabalho. Não é necessário anotar esse detalhe todas as vezes.

Faça atividades ao ar livre

O seu planejamento de tempo precisa incluir tudo: trabalho, lazer, família, entre outros. Mas você pode dar um jeito encurtando alguns caminhos e fugindo do aprisionamento. Afinal, planejar as suas tarefas fica mais difícil se estamos o dia todo na frente do computador.

Pense em tarefas que você pode fazer ao ar livre. Pode ser um almoço ou até uma atividade profissional. Se você tiver a chance, deve aproveitar e sair de casa. Isso te ajudará a concluir tarefas mais rapidamente e com mais qualidade.

Mude a cara das suas tarefas

Ter que fazer a mesma coisa todos os dias é cansativo e pode te tornar improdutivo. Infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas.

Modificar as suas tarefas diárias não é possível? Você sempre pode dar uma cara diferente a elas de uma maneira simples. Já falamos, por exemplo, de produzir ao ar livre.

Você pode começar por outra parte do trabalho ao todo, ou produzir de uma maneira nunca usada antes. Vale tudo para melhorar a qualidade da sua produção. Só tome cuidado para não sair do planejamento com essas estratégias.

Divida as suas tarefas

É essencial fazer uma divisão de tarefas para te ajudar. Elas devem ser separadas em três grupos: as mais urgentes, as médias e as circunstanciais. Assim, fica mais fácil seguir uma ordem no dia-a-dia.

Se você preferir, pode fazer isso no dia anterior, antes de dormir. Assim, você também reduz a ansiedade de uma tarefa importante. Você saberá que vai ter um tempo para finalizar tudo como solicitado.

Planeje metas de longo prazo

O planejamento de tempo é importante em bases diárias, mas você também pode alongar tarefas. Basta escrever algumas metas de longo prazo, como metas mensais ou até semestrais.

É importante pensar nos meios de atingir os objetivos. Você pode colocar algumas ações benéficas no seu planejamento cotidiano para ajudar a atingir os melhores resultados.

Só não vale deixar de tentar e perder a oportunidade de crescer no âmbito pessoal e profissional. As suas motivações e objetivos também são importantes para a administração do seu tempo.

Seja flexível na medida certa

Algumas pessoas pensam que a flexibilidade compromete o planejamento. Na verdade, a sua produtividade e a qualidade dos resultados estarão comprometidas se você for muito controlador.

Precisamos de uma lista de tarefas restrita todos os dias. Mas isso não significa que você não possa sair da rotina algumas vezes. Porém, alguns dias não são como esperávamos, e você deve considerar essa possibilidade na hora de planejar.

Só tome cuidado para não se tornar flexível demais. Afinal, ninguém precisa de preguiça na hora de produzir.

Cuidado com as distrações

Os elementos que mais atrapalham a nossa rotina de planejamento são distrações. Elas podem ser de todos os tipos e levar a um ciclo de procrastinação interminável.

Sem que você perceba, você acabou de perder um dia essencial de produção e de trabalho. É por isso que é obrigatório evitar se distrair toda hora. Você pode até receber ajuda para melhorar a sua concentração.

Lembre-se de ir a um lugar mais calmo e tranquilo se você estiver se distraindo muito. Isso pode ajudar a melhorar a sua rotina e manter o seu planejamento.

Invista no lazer

Cuidado para não se esquecer do lazer no planejamento. É essencial que você mantenha um período diário para fazer atividades que você gosta. Isso contribui com a qualidade das obrigações nos dias posteriores.

Você pode escolher ter um lazer fora de casa, conhecer lugares novos ou até comer em um restaurante sofisticado. Se você preferir uma diversão caseira, assista à série que você gosta ao chegar do trabalho.

É importante colocar o lazer no seu planejamento dos dias de semana. Não adianta achar que relaxar apenas nos finais de semana é o ideal.

Fique atento às redes sociais

Esses são os maiores inimigos do planejamento. Muitas vezes, entramos no Facebook por 5 minutos e se passa 1 hora.

Para evitar problemas, você deve se desligar em ambientes de trabalho. Se você usa o transporte público, essa é uma excelente hora para checar as redes sociais e matar a sua saudade. Se você não tem tempo para isso, pode dar atenção à internet quando chegar em casa.

E aí, achou fácil planejar o tempo? Não deixe de investir nos nossos passos.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

15 Dicas para Você Fazer a sua Gestão de Carreira

Qual o Melhor Jeito de Dividir Carreira e Vida Profissional

Quais São as Ações que Acabam com a Produtividade da Sua Carreira

 

Um grande abraço, conte comigo e até breve!

Atenciosamente,

Como escolher Especialidade Médica
Marcio Sumay
Master Coach

Como escolher Especialidade Médica

 

Comente pelo Facebook