20 Sinais Provando que Você Não Está Pronto Para Ser Chefe

Quando somos designados para um cargo de liderança é como um presente, mas olhando de fora nem tudo são flores.

O salário aumenta, só que as responsabilidades também e não é todo mundo que tem um dom natural para chefiar.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


Temos 20 Sinais Para Você Avaliar se Está Realmente Pronto Para um Cargo de Chefia

Falta de habilidades: auto-percepção, facilidade com negociação e inteligência emocional, são apenas algumas habilidades que um gestor deve possuir.
Se você não tem, deve repensar sobre essa posição.

——————————————————————–x——————————————————————–

Apreciar apenas o título: algumas pessoas gostam da ideia de ser chefe pelo status que traz, mas não se identificam com a função.

——————————————————————–x—————————————————————–

Mal relacionado: pessoas com características negativas, como a arrogância, dificilmente darão bem em um cargo de chefia.
O motivo é que elas terão grandes dificuldades de se relacionar com os funcionários e também outros líderes.

——————————————————————–x——————————————————————–

Visão reduzida: para encarar um cargo de chefia é preciso que você tenha uma visão ampliada do negócio para o qual trabalha.
Quanto mais reduzida for sua percepção, pior você se sairá como líder.

——————————————————————–x——————————————————————–

Aversão a burocracia: chefes também seguem regras, muito mais intensas que os colaboradores.
Se você não é muito bom com isso, já sabe né?



Ninguém trabalha como você: valorizar o trabalho de seus funcionários é importante, mas se você só consegue ver o seu potencial, talvez não sirva para essa função.

——————————————————————–x——————————————————————–

Valorizar apenas o status: algumas pessoas não sabem ser líderes, mas encaram aceitam o cargo pelo status, tendo uma experiência ruim.

——————————————————————–x——————————————————————–

Precisa gostar de pessoas: você vai se relacionar com os mais variados perfis e também trabalhar com eles, por isso é importante ser uma pessoa sociável.

——————————————————————–x——————————————————————–

Pouco conhecimento sobre o mercado: como subordinado você precisa entender o mercado que trabalha, como líder precisa saber ainda mais, já que será a cabeça de todo aquele negócio.

——————————————————————–x——————————————————————–

Não saber lidar com as situações: como chefe você terá que lidar com situações de estresse e conflitos.
Para um bom líder, é imprescindível saber como agir nessas horas.

——————————————————————–x——————————————————————–

Falta de comunicação: você terá que ter uma comunicação muito boa para passar o que quer, tendo que falar com diversos tipos de públicos.
Não se trata apenas de mandar.

——————————————————————–x——————————————————————–

Feedback ruim: para ser um bom chefe, é necessário saber como fazer críticas ao seu funcionário, apontando o que ele precisa mudar, por exemplo.

——————————————————————–x——————————————————————–

Medo do descontrole: por medo de sair do eixo, muitos chefes acabam instaurando um ambiente de baixa segurança, tornando a produtividade menor.

——————————————————————–x——————————————————————–

Não sabe como estimular: seu funcionário precisará de motivação e se você não tem ideia de como fazer isso, talvez ainda não esteja preparado.

——————————————————————–x——————————————————————–

Pessimismo: se você é adepto é desacreditar de tudo, pode ser um sinal para não encarar um cargo de chefia.

——————————————————————–x——————————————————————–

Perfil ausente: tem chefe que joga tudo nas costas do funcionário e no primeiro problema foge, sinal de liderança falha.

——————————————————————–x——————————————————————–

Pouco respeito: para se dar bem como líder, você precisa respeitar o trabalho de todos, não é só o seu que importa.

——————————————————————–x——————————————————————–

Acumulo de tarefas: não é bom nem aos subordinados, quem dirá ao chefe.

——————————————————————–x——————————————————————–

Acomodação: sua rotina não será baseada apenas em mandar e designar tarefas, se você quer vida mansa como chefe, desista.

——————————————————————–x——————————————————————–

Sede demais: se você tem intenção de mudar tudo sem consultar ninguém, é sinal que precisa aprender um pouco mais antes de ser um líder.


Agora que você leitor já sabe 20 Sinais Provando que Você Não Está Pronto Para ser Chefe, que tal se inteirar de 20 Dicas Para não Estagnar Nessa Crise.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook