5 Motivos Para Descobrir Quando é a Hora Abandonar o Seu Estágio

O estágio é um ponto importante na vida dos universitários, pois é através dele que muito do que é visto em sala de aula é colocado em prática.

Mas, não muito incomum, alguns estudantes pensam em deixar o estágio e os motivos são os mais diversos.

A principal causa para abandonar um estágio e a busca por uma melhor oportunidade, que possa oferece muito mais que a empresa para qual o estudante trabalha no momento, e isso nem sempre está relacionado ao salário.

As razões que levam ao estagiário a deixar seu emprego são diversas, normalmente encaradas pelas empresas como “mimimi”.

O que elas não levam em consideração é que essa desistência pode servir para que reavaliem sua gestão, por exemplo, e o que está sendo oferecido ao jovem, que está em busca de conhecimento.

Separamos cinco motivos que podem levar ao estudante deixar seu estágio, que servem também para as empresas aprenderam mais sobre como tratar e o que oferecer a esses jovens.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


❉ Deixou de Aprender

O principal objetivo do estágio é a busca por conhecimentos e, quando esse aprendizado acaba, não faz nenhum sentido ao estudante permanecer naquele local.

É comum que os estagiários usem esse motivo como justificativa para abandonar os estágios, já que o jovem precisa sentir que está aprendendo algo novo em sua rotina.

Eles costumam buscar outras oportunidades quando se veem estagnados, tanto no aprendizado como nas poucas chances de efetivação.

 Busca por Experiência

O estágio também serve para que o estudante conheça mais sobre a profissão, mas algumas vezes ele acaba não se identificando com determinada área dentro do que ele estuda e só descobre isso quando está estagiando.

Vale a pena manter aquele estágio por um tempo, pois lhe servirá de experiência, mas o estagiário não deixará de procurar por novas opções, principalmente se ele sentir que é hora de mudar e ter mais experiência.



❉ Mais Estágio, Menos Estudos

Isso não é incomum e algumas empresas exigem muito do estagiário, mais do que sua capacidade permite.

Às vezes é culpa exclusivamente do contratante, que acaba não valorizando os estudos do estagiário, cobrando muito dele e não dando espaço para que consiga se dedicar ao seu curso.

Se você está em uma empresa que não dá muita importância aos seus estudos, não é preciso nem te aconselhar a procurar outra oportunidade.

❉ Não Crescer

Um bom estágio precisa te oferecer duas coisas: orientação e feedback.

Você precisa saber onde está errando e acertando, além de ter alguém que possa esclarecer suas dúvidas, já que você está lá com o objetivo de aprender.

Alguns líderes acabam limitando o crescimento do estagiário por não oferecer nenhuma dessas premissas, interferindo negativamente no desenvolvimento do jovem.

Antes de sair, é válido expor isso ao seu gestor, visando uma melhora.

Mas caso não resolva, buscar outra oportunidade é uma opção.

❉ Estudar Fora

O estágio é importante para a carreira, mas existem outras oportunidades que podem agregar outro tipo de conhecimento, também importante a vida profissional e estudar fora é uma delas.

Ter a oportunidade de sair do país e fazer um intercâmbio não é algo que acontece para todos, e isso também pode ensinar muito aos estudantes.

É um motivo cabível para deixar seu estágio e retomar essa fase depois do intercâmbio, com mais experiência na bagagem.


Agora que você leitor já sabe 5 Motivos Para Descobrir Quando é a Hora Abandonar o Seu Estágio, que tal se inteirar de 5 Canais no YouTube Para Aprender Sobre Carreira.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook