Com o mercado de trabalho se modificando, já não se fala mais em um mercado competitivo e sim transformado, repleto de Desafios na Carreira Profissional.
Especialmente pela terceirização, o profissional que não acompanhar esses novos tempos vai sofrer bastante.
E com um mundo que exige cada vez mais preparo e qualificação para conquistar uma posição profissional regular,
É preciso ter, no mínimo, força de vontade para buscar a ampliação dos conhecimentos e o aperfeiçoamento das habilidades.
Por isso listamos os mais novos
7 Desafios na Carreira Profissional
- Terceirização e Modelo PJ
O 1º Desafio na Carreira Profissional e cada vez mais comum, é o modelo de contratação de serviços (seja ele prestado por uma pessoa, ou empresa, o conhecido modelo Pessoa Jurídica), vem modificando a relação entre patrão e empregado,
E transfere ao profissional a responsabilidade de executar o seu trabalho com ainda mais excelência.
- Colocação na própria área e/ou na área de interesse
Em segundo na lista de desafios na carreira profissional está uma reclamação que é cada vez mais comum entre os recém-formados, a colocação na própria área.
Essa dinâmica será cada vez mais presente e pode ser vista com bons olhos.
- Automotivação
No terceiro lugar, é automotivação.
Nem sempre é fácil encontrar estímulos internos para realizar as atividades profissionais e esse é com certeza um dos desafios na carreira profissional.
É fundamental que ajustes sejam feitos para que os objetivos pessoais e os objetivos profissionais possam caminhar em conjunto.
Para isso é fundamental conhecer as próprias habilidades para superar limitações e alcançar tudo o que deseja.
Se há uma habilidade cada vez mais valorizada é a de encarar os obstáculos de forma positiva e construtiva, impedindo que os problemas tomem grandes proporções.
- Comunicação
Esse é um dos maiores desafios na carreira profissional.
Saber expressar suas ideias e se fazer compreender, tanto na relação com os colegas, com os subordinados, com os superiores e com os clientes da empresa, é fundamental para o sucesso.
- Resiliência
Nada pode ser mais importante que desenvolver a capacidade de adaptar-se às mudanças, manter-se flexível e capaz de lidar com as mais diversas opiniões.
- Otimizar o Tempo
O sexto desafio da carreira profissional é o Gerenciamento do tempo que envolve desenvolver a habilidade de definir prioridades e saber delegar tarefas, além de saber o momento certo para dizer não.
- Assumir Riscos
O último desafio da carreira profissional é a capacidade de assumir riscos.
Pessoas ousadas são admiradas, já que o profissional neutro ou considerado bonzinho é visto como alguém que não encontra solução para as dificuldades.
O capital intelectual é o patrimônio mais valioso de uma pessoa, e consequentemente de um grupo.
Em uma empresa é o que garante a lucratividade e a sobrevivência do negócio.
O bom profissional é capaz de desenvolver suas habilidades, sem usar artifícios incorretos e passar por cima das outras pessoas.
Esse profissional é comunicativo, simpático e consegue assumir uma postura sempre que necessário, demonstrando sua opinião sem agressividade.
Esse tipo de colaborador está sempre inovando e aprendendo, além de ajudar e ensinar os colegas.
Os profissionais ruins são aqueles que se preocupam mais em criticar do que em contribuir, eles estão sempre falando mal dos colegas, do chefe, da empresa e das tarefas que precisam executar.
São indivíduos que não têm disposição para nada e ensinar os companheiros de equipe parece ser um sofrimento. Essas pessoas dificilmente contribuem para o crescimento da empresa.
Há também um grupo formado pelos profissionais neutros, aqueles que ouvem e não opinam, que sempre concordam e que não gostam de aparecer.
Ainda que seja para mostrar quando fazem algo de bom pela empresa e que evitam discussões por medo de criar discórdias.
Infelizmente essas características fazem a carreira profissional desses colaboradores permanecer estagnada.
Um profissional neutro dificilmente vai conquistar uma posição de destaque dentro da empresa, afinal, aceitar qualquer coisa como recompensa resulta nisso mesmo.
A principal falha do bonzinho é deixar de desenvolver a autoestima.
Todos nós temos habilidades e precisamos nos empenhar em aprimorá-las dia após dia.
Mostre a opinião sobre determinados assuntos e expor o nosso ponto de vista, com educação, faz com que as outras pessoas sintam respeito por nós.
Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓
Um grande Abraço, conte comigo e até breve!
atenciosamente,
master Coach