Carreira: 4 vantagens do coaching para melhorar a sua performance

Conheça os motivos para recorrer ao coaching de carreira na sua vida profissional.

O coaching se resume em um processo de transformação, focado no âmbito profissional.

Através dele, o indivíduo consegue potencializar resultados que o levem até um objetivo.

Esse método tem como objetivo principal a melhora da performance de um colaborador, seja dentro da empresa que atua como fora dela.

Neste caso, o cliente pode estar em busca de uma promoção na empresa ou querendo um cargo fora dela, por exemplo.

Independente do motivo que leva o profissional a recorrer ao coach, esse trabalho é bastante focado e traz inúmeros benefícios a ele.

O processo inclui um trabalho bastante detalhado por meio de técnicas, metodologias e ferramentas diversas, levando ao cliente ao alcance de resultados estabelecidos por ele.

Sua metodologia emprega a busca por resultados, melhorando aspectos que o profissional já possui e levando-o a conquistar outros, entre competências e habilidades que ajudarão a alcançar seus próprios objetivos em relação a carreira.

Esse é o trabalho do coach, mas o que ele de fato pode me oferecer?

Portanto, se você achou esse assunto interessante, é sobre isso que iremos abordar neste artigo, trazendo as principais vantagens de recorrer a um programa de coaching para sua carreira.


ÍNDICE DE CONTEÚDO

Como funciona o coaching?

Os benefícios para a carreira

Vantagens do programa

Aumento da performance

Autoconhecimento

Melhora na confiança e estima

Tomada de decisões


Como funciona o coaching?

 

 

Um programa de coaching serve para ensinar o profissional a tomar as decisões em relação a sua carreira, de modo facilitado e mais consciente.

Ele também atua buscando por alternativas para momentos de dificuldade que o cliente possa passar, ou já esteja passando.

Esse tipo de processo lembra bastante uma terapia, tanto que é até feito em sessões.

Para ter um resultado mais efetivo, o processo todo dura uma média de seis a dez sessões com duração de uma hora e meia, ou até mais dependendo do caso.

O coach e o cliente mantém uma rotina de conversas, de modo a entender suas necessidades e como chegar a um objetivo.

A técnica se mostra bastante segura, além de ser uma estratégia proveitosa para os profissionais, que conseguem alavancar a carreira em diversos aspectos, dentro do que procuram para elas.

Deste modo, o método aplicado pelo programa visa a toma de decisão, mesmo quando a ideia é continuar no estado atual na carreira.

A ideia é que essa escolha seja mais fácil para o profissional, fazendo com que ele entenda o que é necessário e porque precisa fazer isso.

Normalmente os profissionais levam ao cliente a ter contato com variações negativas de sua atuação, para que ele possa descobrir do que realmente precisa ou quer para a própria carreira.

Com isso é possível descobrir muita coisa sobre a vida profissional daquele cliente, desde problemas que a empresa está lhe causando aos próprios colegas e chefes.

A ação ajuda a ver a origem das atitudes daquele indivíduo, para auxiliá-lo ao que deve ser feito.

 

Os benefícios para a carreira

O foco do programa é efetivar bons resultados naquele profissional, que pode estar em busca de uma promoção, por exemplo.

A própria empresa pode sugerir a seus colaboradores passarem pelo programa, mas nunca deve obriga-los.

A busca por esse recurso deve ser espontânea, senão, não funciona.

É possível destacar que o método consegue levar o profissional a ter autonomia, além de fazer com que ele seja capaz de aprender sobre si mesmo, através do autoconhecimento.

O resultado abrange informações sobre suas possibilidades e escolhas, o que ele precisa fazer, e torna mais fácil as suas ações para isso, adequando-as em suas metas.

Por conta disso o coach é bastante procurado para a elaboração de planos de carreira, auxiliando aos indivíduos sobre o que deve ser feito e como fazê-lo, além de trazer prazos e metas para o cumprimento destes.


Esta gostando? Aproveite para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos, infográficos, e-books e muito mais.



Logo nas primeiras sessões o coach passa a elaborar um mapeamento daquele profissional, para que possa apontar seu estado naquele momento e um planejamento em detalhes do que ele precisa para chegar até um objetivo, indicado pelo próprio cliente, na maioria dos casos.

Com isso, muitas perguntas são respondidas, o que facilita para os próximos passos no programa.

Tudo ocorre em meio as sessões.

Vantagens do programa

 

Diversos profissionais e até mesmo empresas estão recorrendo ao trabalho de um coach, e não é difícil entender o porquê.

Seu trabalho consegue trazer resultados incríveis para a carreira de um indivíduo, norteando sua vida a partir de um ponto e até onde ele deseja chegar, com objetivos bem definidos e ações que o levam a alcançá-lo.

As vantagens desse método também são visíveis, afinal com o auxílio do programa o profissional consegue ter seu desenvolvimento acelerado, por exemplo.

Aumento da performance

 

É possível destacar o aumento da performance, que vem através da potencialização de habilidades e competências que o profissional já possui, além do ensinamento de novas, que sejam relativas ao que ele procura.

Autoconhecimento

 

A realização pessoal é um dos pontos que mais chama atenção no programa.

Dentro do trabalho feito pelo coach, o profissional conhece obter autoconhecimento e, deste modo, também enxerga com mais clareza o próprio futuro.

O resultado disso é que ele passa a ter mais motivação para ir atrás de suas metas, mantém equilíbrio e realização lado a lado ao sucesso.

E isso não fica apenas no lado profissional, mas também é válido dentro da vida pessoal desse indivíduo.

Melhora na confiança e estima

O cliente consegue desenvolver a autoconfiança, melhora em sua estima, e ganha com mais segurança e motivação para dar seus passos a até um objetivo pelo qual está lutando.

Tomada de decisões

Um dos objetivos do coach, que aqui pode ser destacado como vantagem, é a forma como o trabalho auxilia nas escolhas do profissional.

Com o programa bem estruturado, a tomada de decisões passa a ser muito mais fácil, porque o cliente tem conhecimento do que precisa em sua carreira, assim como também entende o que lhe atrapalha para conseguir tal objetivo.

Lembrando que, na maioria dos casos, tudo isso é possível apenas com conversas entre o coach e o profissional, que consegue entender o que realmente precisa na hora de encarar uma oportunidade.


Você deseja ter uma carreira de sucesso?

Podemos ajuda-lo a construir sua carreira dos sonhos e a se planejar para alcançar todos os seu objetivos.

Um grande Abraço, conte comigo e até breve!

Marcio Sumay
Master Coach

Comente pelo Facebook