Coaching de Carreira – 1 de 3 – Conheça

 


O coaching de carreira é um processo que aborda uma metodologia para promover o desenvolvimento das pessoas na carreira profissional, pode-se considerar que são habilidades para alcançar novas metas profissionais. É um programa para identificação, que ocorre com o auxílio de um coach, especialista que vai ajudar seu cliente a descobrir no que almeja trabalhar, qual área profissional que tem desejo de atuar. Sendo um uma possibilidade de redirecionar a vida profissional também de acordo com os interesses e prioridades pessoais.

Geralmente, as dúvidas sobre qual carreira seguir, inicia quando a pessoa está com idade entre 17 e 18 anos de idade, pois é neste momento que é preciso tomar uma decisão para saber qual curso pretende seguir na faculdade, muitas áreas de interesse podem fazer confusão e adiar a escolha do que pretende seguir. Por isso que o treinamento com um coach de carreira vai ajudar em todo processo de reconhecimento das habilidades que o coachee possui, possibilitando uma transição ou mudança de carreira, refletindo sobre a característica, sobre o autoconhecimento que pode favorecer em resultados positivos. Este processo se dá sobre a mediação do coach, que auxilia o cliente a conseguir encontrar uma área de interesse, que possa produzir a vontade de obter uma forma técnica, uma graduação ou alguma outra capacitação.

A procura por este profissional está crescendo bastante, pois muitas pessoas estão querendo tomar um rumo na vida profissional, mas não sabem por onde começar. E a função do coach de carreira é atuar como um profissional que vai auxiliar as pessoas a obter mais esclarecimentos sobre o que realmente almejam no mercado de trabalho, qual tipo de estratégia ou metas quer alcançar para o crescimento na área de trabalho.

O processo do coaching de carreira é um programa de identificação dentro das suas prioridades, quais são suas preferências para a vida profissional. Em uma análise de auto reconhecimento que deseja para saber o que tem interesse em fazer ou seguir, muitas vezes persiste uma transição ou mudança de carreira até obter a certeza do que deseja. Nessa perspectiva, o coachee consegue trabalhar áreas como o relacionamento interpessoal, como também procura por novas habilidades, pode também passar por uma preparação ou sucessão de um cargo dentro do próprio negócio da família.

Saiba um pouco sobre o processo de coaching

O coach de carreira ajuda o cliente com um programa que é dividido em dois tipos de analise, sendo que na primeira etapa, o profissional recebe orientações para entender quais são suas expectativas para que através desta atitude possa refletir e procurar produzir novas habilidades, como também para atingir novos resultados.

Em seguida, a próxima etapa do treinamento, o cliente precisa enfrentar todo tipo de medo que possa ser um impedimento para escolher uma área nova e esteja desencadeando preguiça e outros estímulos negativos.

O coach procura fazer sempre uma análise comportamental para conhecer todos as dificuldades daquele coachee, pois assim consegue identificar algum tipo de trauma que possa ter provocado barreiras para encoraja-lo a seguir uma carreira profissional no futuro.

Toda essa atenção dada ao cliente, como também a mediação para novas reflexões permite resultados assertivos na vida do coachee, que passa a ter autoconfiança para o que pretende seguir, recupera a autoestima que estava provocando desânimo e poucas perspectivas de vencer.

Leia a 2º parte deste artigo Aqui>

 

Um grande Abraço e conte comigo!

att,

        Marcio Sumay

Master Coach – Amaxi Performance

Amaxi-Performance-1

Comente pelo Facebook