Coaching de Carreira

Quanto Custa e Como Contratar um Processo de Coaching de Carreira

Entenda porque você deve recorrer a um processo de coaching de carreira, o termo coaching significa treinamento na tradução ao português, mas atualmente ela remete a um serviço essencial e cada vez mais presente no Brasil.

Mais e mais pessoas tem procurado pelo processo, como uma forma de poder ampliar suas competências e habilidades.

A ideia do coaching é melhorar as performances de um indivíduo, para que ele possa alcançar bons resultados para a vida profissional e pessoal.

Ele costuma ser buscado como uma estratégia para os planos de carreira, visto que colabora com algumas ações desse planejamento.

Essa profissão, no entanto, é uma novidade em nosso país e, mesmo sendo algo essencial, não é tão conhecida quanto parece.

O processo de coaching de carreira está tendo um bom crescimento, mas ainda levanta dúvidas sobre como funciona esse universo, que é amplo e pode ser benéfico para muitos.

Com esse tipo de questionamento, surge também a dúvida em relação ao porquê contratar esse profissional.

Muitos profissionais e até mesmo empresas, se perguntam quando e onde encontrar esse tipo de serviço, além de avaliarem seus custos.

Não é difícil encontrar um coaching de carreira, já que a profissão está em ascensão, mesmo sendo encarada como uma novidade no mercado brasileiro.

Mesmo assim, muitos profissionais demoram a recorrer ao processo, por não saberem exatamente do que se trata.

Convenhamos, nem todo mundo entende a finalidade dessa estratégia, por isso não a muita procura.

Embora a metodologia de trabalho seja simples, as pessoas ainda se espantam com a ideia de precisar de alguém para melhorar a carreira, mesmo sendo algo fundamental para o crescimento profissional.

Neste artigo, você irá conhecer melhor a profissão “coaching de carreira”, entender quando é necessário contratá-lo e tudo que precisa para isso, em relação a valores e onde encontra-lo, continue lendo e saiba mais sobre:

O que é um coaching de carreira

Como funciona o processo de coaching de carreira

Por que contratar um processo de coaching de carreira

Quando contratar um coaching de carreira

Onde encontrar um coaching de carreira

Fatores a serem explorados na contratação

Quanto custa um processo de coaching de carreira?



Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse material com seus amigos, assim cada vez mais pessoas vão alcançar seu crescimento profissional.

Facebook (o mais popular)

LinkedIn (o mais profissional)

E-mail (o mais democrático)

 

O QUE É UM COACHING DE CARREIRA

A profissão tem pipocado cada vez mais dentro de empresas, auxiliando também a profissionais de forma individual, mas ainda assim poucos sabem do que se trata.

Essa metodologia é nova para nosso mercado, mas já existe há algum tempo fora e tem auxiliado diversas pessoas.

Um coaching tem como objetivo auxiliar o profissional no processo de mudança de sua carreira, normalmente associado a um planejamento para isso.

Quem proporciona isso é um coach (treinador no português) que é o profissional responsável por fazer todo o trabalho e alavancar a vida profissional daquele indivíduo.

Em geral, ele identifica o que o profissional precisa, mostrando a ele com certa clareza suas expectativas em relação ao mercado de trabalho.

É por meio desse diagnostico que ele pode criar estratégias para alcançar os objetivos de seu cliente.

Normalmente, o processo de coaching é voltado para profissionais que precisam, ou simplesmente desejam, um redirecionamento em suas carreiras.

A ideia é alinhar a vida profissional com a pessoal para manter um equilíbrio, que é feito levando em consideração prioridades apresentadas a ele.

Os coachs são habilitados a trabalhar com pessoas físicas ou para empresas, mostrando sua versatilidade em relação ao processo.

Hoje esse tipo de serviço tem sido de grande valia ao mercado de trabalho.

A procura pelo coaching de carreira cresceu muito nos últimos dois anos, tendo um aumento de 400% em relação a procura e contratação desses profissionais.

Para o trabalho, ele promove encontros com o atendido, com a ideia de expor problemas e as preferencias para a vida profissional daquele cliente.

Neste caso, todo o processo é feito em sessões, onde em cada uma o profissional receberá um plano de metas com um prazo pré-definido para cumpri-las, normalmente até o próximo encontro.

Havendo o cumprimento dessas metas, há um novo encontro, para que possam ser estabelecidas os próximos objetivos.

Além disso, o coach faz uma análise em relação aquele objetivo que o profissional atingiu, para exemplificar como está interferindo em sua carreira.

 

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE COACHING DE CARREIRA

Antes de tudo, o cliente precisa entender o que quer para si em relação a carreira, que é algo a ser apresentado ao coach no início do processo.

Normalmente, esse profissional é buscado para auxiliar o encontro de um rumo para a carreira, ascensão da mesma, melhorar o relacionamento interpessoal ou desenvolver habilidades diversas, principalmente para líderes que estão começando nessa posição.

Essa são enquadradas como as necessidades comuns de um profissional, que o levam a procurar por um coaching de carreira.

Como já dito, o processo é dividido por etapas em que, a todo momento, o profissional recebe apoio do coach, com o intuito de desenvolver habilidades, tanto para o lado comportamental como técnico.

A ideia é sempre atingir resultados, por isso o trabalho é voltado para aprender competências, que levam ao cumprimento de metas.

O trabalho do coach é ensinar o profissional a lidar com seus medos e fraquezas, para que ele conseguia desenvolver atividades que julgava impossíveis.

O processo de coaching de carreira não entra na questão psicológica.

As técnicas aplicadas não visam ensinar aquele indivíduo a lidar com traumas ou problemas do passado, já que seu foco é voltado a solucionar problemas profissionais.

Em geral, o treinador acaba por utilizar uma metodologia que procura ensinar o profissional a lidar com problemas futuros, por intermédio do que ele já aprendeu um dia.

 

POR QUE CONTRATAR UM PROCESSO DE COACHING DE CARREIRA

Não é apenas pela expansão da profissão que o coaching de carreira é procurado, embora isso leve a mais pessoas buscarem por ele.

Esse serviço tem se mostrado essencial para muitos profissionais, visto que ele oferece um tipo de apoio crucial para a carreira dos mesmos, onde pode auxiliar para a definição de estratégias que levam a resultados, envolvendo objetivos e metas.

É por conta disso que o profissional busca pelo coaching quando quer melhorar a carreira, associando ao plano de carreira.

O coach irá auxiliar aquele profissional a definir com clareza suas metas e objetivos em relação a carreira, onde ele irá sempre prestar apoio para que o cliente entenda do que precisa e quais obstáculos terá que enfrentar para isso.

Com o processo, ele aprende a lidar com as estratégias com mais facilidade, entendendo a necessidade de cada passo.

Geralmente o coaching de carreira consegue colaborar para o fortalecimento da autoestima e confiança do cliente, para que ele adote uma postura ideal ao cargo pretendido.

Como ele também é bastante buscado para quem quer se tornar um bom líder, esse perfil confiante também é trabalhado para gestão de equipes ou habilidades para comunicação e tomada de decisões, hoje algo muito valorizado pelo mercado de trabalho.

 

QUANDO CONTRATAR UM COACHING DE CARREIRA

Entre os motivos para contratar um coaching de carreira, alguns se destacam por ele trazer uma identificação maior nas atividades que o profissional deve ou não fazer, realizando um trabalho todo voltado a essa questão.

Um coach tem como objetivo fazer as perguntas adequadas em relação a vida daquele profissional, para que possa entender seus anseios e ideias para a própria carreira.

Neste caso, ele entende o que está acontecendo conforme os planos de seu cliente, onde identifica até mesmo porque você não consegue realizar algumas tarefas de forma eficaz no dia a dia profissional.

É comum encontrar empreendedores que fazem apenas o que é prazeroso para o momento, trabalhando por impulso ou urgência, nem sempre obtendo resultados, o que pode levar a frustração futuramente.

Um coaching de carreira deve ser buscando quando existe a necessidade de mudar hábitos e a forma de agir, com a ideia de ter conquistas pessoais e profissionais mais presentes em sua vida.

Também quando há a necessidade de alcançar objetivos que o indivíduo julga impossível, ainda quando há insatisfação com o próprio comportamento.

Quem procurar por um processo de coaching de carreira entende que as mudanças no comportamento humano, são essenciais ao progresso, ou seja, ele para de resistir a isso e passa entender a necessidade do auxílio prestado pelo coach.

Você deve buscar por um coaching quando sentir necessidade mudanças, já que esse profissional tem competências necessárias e fundamentais para te apoiar na missão de buscar essas mudanças, tanto para a questão profissional e pessoal, como também para uma empresa, o contínuo aperfeiçoamento individual e a melhora na qualidade do trabalho.

 

ONDE ENCONTRAR UM COACHING DE CARREIRA

Não é difícil encontrar um serviço de coaching de carreira, visto que o hoje o processo está crescendo e bem mais visado pelos profissionais.

Assim, uma consulta na internet pode ajudar.

O coaching também é encontrado entre a consulta com diretores e, até mesmo, antigos clientes, que ainda ajuda a definir se o serviço é realmente necessário, através da experiência dessas pessoas em relação ao trabalho.

Em geral, os coaching trabalham em consultorias, ou ainda de forma autônoma, então o ideal é procurar por eles nesse tipo de agência.

O profissional deve levar em consideração alguns fatores em relação ao serviço, se atende as suas próprias expectativas e se vai de acordo com o que ele tem em mente, em relação aos objetivos principalmente.

Avaliar as habilidades do coach também é indicado, já que ele precisa ter um trabalho qualificado e habilitado para lhe trazer resultados.

Então, antes de contratá-lo, estude a metodologia de trabalho, as habilidades que ele apresente e até onde ele aprendeu esse processo de coaching de carreira, tudo é necessário.

Fica clara a importância de pesquisar sobre o histórico dele com outros clientes, mesmo em projetos individuais.

 

FATORES A SEREM EXPLORADOS NA CONTRATAÇÃO

Como cliente, você precisará que o coach lhe forneça feedbacks e tenha um amplo conhecimento sobre a sua área de atuação.

Deste modo, ele deve passar a ler boletins informativos e publicações que remetam ao mercado que a empresa está inserida, consequentemente ao que o cliente também faz, seja ele um indivíduo ou uma corporação.

Ele deve compreender as necessidades apresentadas pelo profissional, de modo a atende-las.

É por isso que o coach teve estar sempre atualizado em relação aos problemas que atingem aquele setor, assim colabora com a toma de decisões para melhorar a performance de seu cliente.

 

QUANTO CUSTA UM PROCESSO DE COACHING DE CARREIRA?

A contratação desse profissional traz como dúvida o lado financeiro.

Poucos sabem quando terão que desembolsar mensalmente para ter o auxílio de um coach, afinal a profissão é relativamente nova para os brasileiros, mesmo estando cada vez mais presente em suas vidas.

O valor, no entanto, depende da experiência do coach.

Em geral, um recém-formado costuma cobrar uma média de R$ 100,00 por sessão, então o processo total tem variação de R$ 600,00 até a R$ 1000,00, mas depende também de quantas sessões serão necessárias para atender de maneira completa aquele profissional, já que cada situação é diferente da outra.

É comum que os profissionais abram para descontos ou facilitem o pagamento quando realizado à vista, também depende da forma que ele trabalha.

Se ele está inserido em uma empresa, o desconto é mais presente normalmente.

Mas, se você procurar por um coach com mais experiência, o valor médio sob, tal como o pacote completo do processo.

Neste caso, esses profissionais costumam cobrar a partir de R$ 200,00 por sessão.

Para esse tipo de perfil, é comum que o cliente precise investir uma média de R$ 1000,00 por mês, uma vez que há sessões extras dentro de um período de 30 dias, conforme a necessidade.

Os chamados business coach, que é um perfil mais renomado e com ampla experiência no mercado, pode trabalhar com um preço muito mais alto em seu serviço.

Não é algo inacessível, mas a média de valor é de R$ 500,00 por sessão ou até mais.

Mas, todos esses preços apresentam variação por alguns fatores.

A região em que o cliente se situa tem muita relação com isso, tanto que algumas partes do país se encontra preços abaixo ou até mais altos do que os apresentados aqui, que são apenas uma média.

Além disso, cada região trabalha com uma média de preços diferentes.

Normalmente, em grandes cidades o preço costuma esbarrar no que foi apresentado aqui, tendo variações pequenas, até pela alta demanda que esse local oferece.

Se o município é pequeno, normalmente o coach é um serviço mais caro, por ter uma demanda menor.


Você deseja ter uma carreira de sucesso? vamos ajuda-lo a construir a carreira dos sonhos e a se planejar para alcançar todos os seu objetivos. Conheça nosso e-book planejamento de carreira em 5 passos.

Clique aqui embaixo e saiba mais!


Um grande Abraço, conte comigo e até breve!

atenciosamente,

Como escolher Especialidade Médica
Marcio Sumay
Master Coach

Como escolher Especialidade Médica


Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos, infográficos, ebooks e muito mais.


Comente pelo Facebook