Como é um Plano de Desenvolvimento de Carreira

Ter sucesso na carreira é um objetivo unanime entre os profissionais no mercado atual, mas para isso é importante seguir um bom plano de desenvolvimento de carreira, entretanto, conseguir um bom emprego e na posição desejada, é um caminho longo e árduo, que requer muita disciplina.

Nos últimos anos, os planejamentos voltados ao sucesso profissional estão mais presentes no cotidiano corporativo, tanto que as próprias empresas passam a oferecer oportunidades de crescimento.

Com isso, o plano de desenvolvimento individual (PDI) figura como um plano de carreira, que tem como objetivo a contribuição para que esse desenvolvimento seja alcançado com maior facilidade.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


Assim, os profissionais têm mais estrutura para enfrentar os desafios do planejamento e também para aproveitar as oportunidades que surgirem.

O PDI é uma ferramenta que visa sistematizar as ações que são necessárias para chegar a um objetivo, realizando um aprimoramento tanto para a vida pessoal como também para o profissional dos indivíduos.

Ele é bastante semelhante ao plano de carreira, por estabelecer metas e prazos para que elas sejam cumpridas.

Através desse recurso, os profissionais são mais motivados, sendo uma importante ferramenta para manter o foco, além de auxiliar a tomada de decisões.

Dessa forma, o PDI se torna um roteiro bastante eficaz para a evolução profissional.


Como Criar um Plano de Desenvolvimento de Carreira

Contar com um plano de desenvolvimento de carreira bem estruturado é a melhor forma de orientar todas as suas ações a um objetivo, assim você poderá definir as atitudes certas que te levarão até onde deseja chegar.

Para chegar ao plano de desenvolvimento de carreira é necessário seguir alguns passos.

O primeiro deles é delimitar os seus objetivos, definindo, por exemplo, um objetivo especifico que pode significar uma promoção e até mesmo a realização de um projeto, assim como a mudança de carreira.

Neste caso você também pode estipular uma meta pessoal, que também é valido para a sua vida profissional.

Tendo os objetivos estabelecidos, comece a identificar as suas competências, para entender quais serão necessárias para que esse plano de desenvolvimento de carreira traga resultados.



Com isso, você deve focar em melhorar suas fraquezas, além de aperfeiçoar os seus pontos positivos, que entrarão como um diferencial para você.

Nessa etapa é interessante que você elenque características individuais que possam ser determinantes para o seu sucesso, então é necessária uma análise pessoal bastante minuciosa, porque as características não podem ser organizadas de maneira aleatória.

Também é importante que você coloque em prática uma estratégia, visando uma forma para que essas competências sejam desenvolvidas.

Para isso, procure estabelecer desafios que o faça sair da zona de conforto, além de também adotar algumas mudanças que possam ser necessárias para esse desenvolvimento.

Esse estimulo pode vir a base do conhecimento, através de livros e cursos, mas ele também deve ser feito na prática.

Por fim, tenha em mente um período para a duração desse plano de desenvolvimento de carreira, mesmo que ele seja algo à longo prazo.

Definir datas para cumprimento de metas é um ponto importante e serve como estimulo, assim você tem um foco maior em alcança-las, sabendo ainda que elas te levarão até onde pretende chegar.


Agora que você leitor já O que é um Plano de Desenvolvimento de Carreira, que tal se inteirar sobre Exemplos Para um Bom Plano de Carreira Pessoal.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook