Como Fazer um Currículo Perfeito com Pouca Experiência

 O que o seu CV precisa para se destacar dos demais

Seja um profissional com vasto tempo de carreira ou aqueles que estão apenas iniciando essa etapa, fazer um currículo vitae sempre apresenta grandes dúvidas, muitas delas talvez nem sejam respondidas com clareza.

Para quem ainda não atuou no mercado de trabalho, montar um CV é ainda mais complicado.

De antemão é importante saber que a idade e a falta de experiência não são encaradas negativamente pelas empresas, na maioria dos casos, já que outros pontos serão analisados.

Se você tem uma boa formação, seja a nível médio, técnico ou superior já chama atenção, agregando isso a um idioma ou um trabalho voluntário, seu currículo já pode chamar mais atenção do que os de outros candidatos.

Ter conhecimentos fora do currículo padrão, que é o caso de um idioma estrangeiro, é uma boa qualidade para colocar no CV, isso independe se há ou não experiência.

O candidato ainda pode listar cursos como informática ou extracurriculares, sendo que até mesmo os profissionalizantes entram como habilidades a serem citadas.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


  • O Que Destacar

Os currículos devem conter uma breve apresentação dos candidatos, apresentando seu objetivo profissional, qualificações e habilidades, assim é importante destacar alguma característica pessoal que tenham relação a oportunidade.

Conhecimentos específicos são muito cotados e acabam se destacando, se foram próximos ao que a vaga necessita do candidato.

Além disso, ter uma vivência em atividades relacionadas ao cargo em específico é bastante importante para as empresas, pois mostra que o candidato conhece um pouco das funções e atividades que serão desenvolvidas por ele, se contratado.

  • Cite os “Bicos”

Os bicos são encarados como trabalhos temporários ou sem vínculo empregatício com as empresas, mas que geram uma experiência para o indivíduo.

Caso o candidato já tenha feito algum tipo de bico, como trabalhar para a família, por exemplo, é importante colocar no currículo como experiência.

Isso ajuda o candidato a mostrar que tem interesse em aprender e não tem problema nenhum com o trabalho.

Também é bastante interessante para a empresa quando o indivíduo já participou de trabalhos voluntários ou intercâmbios, que ajudam a moldar experiências, por isso citar essas atividades no currículo pode te destacar dos demais.

Alguns indivíduos acabam trabalhando como júniors em empresas da própria universidade, como agências de comunicação, por exemplo.

Esse tipo de atividade conta como estágio em algumas instituições e agregam experiência ao perfil do candidato.



  • Indique seu TCC

O trabalho de conclusão de curso é um projeto para iniciação cientifica, onde o estudante precisa levantar uma tese, apresentando uma problemática e soluções para o tema, através de pesquisas.

É normal que os cursos superiores cobrem esse tipo de iniciação, como também alguns cursos a nível técnico.

Indicar o TCC em seu currículo pode ser uma opção viável, que irá mostrar que o candidato tem conhecimento sobre determinado assunto e está apto para colocá-lo em prática.

  • Não Cite Suas Notas

A empresa não tem interesse em conhecer o seu desempenho escolar, já que as suas habilidades não são avaliadas dessa forma.

Somente mencione notas para oportunidades acadêmicas, mas é importante que não haja uma cópia do histórico, mas coloque como uma qualificação.

As conquistas por mérito acadêmico são bem vistas nestes casos.


Agora que você leitor já sabe Como Fazer um Currículo Perfeito com Pouca Experiência, que tal se inteirar sobre a 20 Estratégias Para Evitar Erros em sua Carreira Profissional.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook