Como o Coaching de Carreira Pode Ajudar Você a Desenvolver o Seu Projeto de Vida Profissional

É importante parar para pensar na carreira como um  projeto de vida profissional,  assim como outros projetos que temos em mente e buscamos alcançar, descubra como o Coaching de carreira pode ajudar.

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que sonham em ter uma vida profissional mais equilibrada, que consigam conciliar o trabalho, a família e o lazer, além de proporcionar melhor qualidade de vida não só para si mas também, para a família.

Um projeto de vida, seja ele profissional ou não, depende exclusivamente de uma pessoa, ou seja, daquele(a) que QUER ter um melhor desempenho em algumas áreas da sua vida, resultados diferentes, mudanças e sente necessidade que isso aconteça.

Assim como qualquer projeto, um projeto de vida profissional ou de carreira não é diferente, precisa ser estruturado e desenvolvido, o que em geral não é feito.

Dentre os motivos pelos quais deixamos essa área de lado, ou passamos a pensar e se preocupar tardiamente, podemos  citar o fato de ser um assunto pouco discutido antes de entrarmos no mercado de trabalho, no ambiente familiar, na escola, na faculdade.

Pensando nesse assunto elaboramos este artigo com informações relevantes de como o Coaching de Carreira pode ajudar você a desenvolver o seu projeto de vida profissional e assim, melhorar não só a sua carreira, mas também sua vida.


Entenda Como o Coaching de Carreira Ajuda no Desenvolvimento do Seu Projeto de Vida Profissional

O principal foco do Coaching de Carreira é ajudar o profissional recém formado ou não e de qualquer área a pensar e refletir sobre seus principais anseios e objetivos em relação aos aspectos que tangem sua vida profissional.

Ao fazer isso de maneira clara e objetiva, será possível estruturar planos de ação cujo resultado esteja o mais alinhado possível ao que o profissional procura, suas necessidades pessoais, financeiras e sociais

A partir de uma visão clara será possível estabelecer objetivos  conscientes e reais e com base nisso e nos principais resultados esperados, estabelecer metas.

O Coaching de Carreira ajuda os profissionais a desenvolver e criar diversos tipos de estratégias para conseguir alcançar este tipo de satisfação.

Dia a dia nos deparamos com a realidade do mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido e exigente, e muitos se perguntam como é que algumas pessoas se sobressaem tão bem e outras não? Conseguem oportunidades e outras não? Se sentem realizados enquanto outros não?

Pois então, diferente do que muitos pensam, não existe no mundo uma fórmula exata e especifica para que profissionais alcancem o sucesso profissional, isto porque tudo depende de onde você profissional deseja chegar e de que forma deseja estabelecer o seu destino.

Com base nisso, todo tipo de sucesso profissional depende somente do seu desenvolvimento e das atitudes que você tem dentro da empresa e/ou frente ao mercado de trabalho.



Mas, infelizmente nem todos conseguem ter clareza sobre o que de fato gostam, ou o que de fato querem e consequentemente , fica difícil saber quais as melhores ações ou atitudes, quais as melhores escolhas e estratégias seguir, com a finalidade de conquistar o que almejam, acabando por  desistir ao se deparar com os primeiros obstáculos.

Portanto, para trazer soluções frente à essas questões  o Coaching de Carreira foi elaborado, com o intuito de ajudar os profissionais a realizarem o seu projeto de vida profissional, terem mais clareza sobre sua carreira e  maior independência e autonomia para desenhar sua trajetória na busca de sucesso.

Através de importantes questionamentos, embasados em ciências que estudam o comportamento humano, como a psicologia e a neurociência, o processo Coaching de Carreira consegue estimular os profissionais a fazerem uma autorreflexão sobre a sua vida e identificar através desta reflexão o que necessita mudar para que alcance o sucesso profissional desejado.

Essas reflexões sobre a vida e a carreira faz com que  o profissional consiga rever questões e comportamentos que serão necessários através de ações, mudarem de maneira consciente e alinhados ao objetivo principal.

Além disso, promove a compreensão real do seu comportamento e suas ações para o domínio da situação.

Então veja aqui algumas dicas de como começar a trabalhar o seu plano de carreira e garantir um projeto de vida profissional.

  • Defina Objetivos: procure definir quais são os seus principais objetivos, pense em como você quer estar daqui 20 anos e o que você poderá fazer para alcançar todos os seus objetivos.
  • Esquematize Estratégias: elaborar estratégias é uma missão muito importante para quem tem um objetivo de vida. Invista em sua capacitação profissional e estude cada vez mais, assim você alcançará com mais facilidade os seus objetivos.
  • Coloque Todos os Seus Planos Em um Papel: é essencial você ter seus planos expostos em um tipo de planilha, assim, você verá aquilo e lembrará que você possui metas para serem atingidas.
  • Realize uma Avaliação Pessoal: a avaliação pessoal é essencial para que você entenda perfeitamente onde está e onde quer chegar.

Veja o que precisa ser modificado em sua vida pessoal e também profissional, veja todas as suas qualidades e também os seus defeitos, como eles podem te ajudar a chegar mais perto do que você quer e quais deles podem ou tem te atrapalhado em relação ao quer alcançar.

Depois de avaliar o que pode ser sua força e sua fraqueza, siga em frente se fortalecendo e mudando aquilo que é necessário..

  • Inspire-se nos Profissionais de Sucesso: seguir os profissionais de sucesso é essencial. Baseia-se neles e veja quais são as atitudes que tomaram para conseguirem chegar aonde chegaram.

Mudanças que Você Profissional Consegue em Sua Vida Através do Coaching de Carreira

Como mencionado acima, o Coaching de Carreira é uma ótima metodologia que permite e proporciona o autoconhecimento, ajudando assim, a identificar a fase da vida em que você se encontra e atingir seus objetivos profissionais.

No entanto, todos os profissionais que passam por este tipo de treinamento, adquirem diversas técnicas e diferentes habilidades que auxiliam em seu desenvolvimento profissional favorecendo assim maior rapidez e assertividade quanto á mudanças necessárias para o alcance do seu objetivo principal.

Desta maneira, o Coaching de Carreira realiza diversas mudanças em sua vida permitindo assim que consiga realizar o seu projeto de vida profissional que tanto sonhou.

Dentre as principais mudanças e vantagens adquiridas:

  • Capacitação: ele é capaz de desenvolver diferentes habilidades profissionais e pessoais, sendo assim, melhora e auxilia cada vez mais a capacitação de um profissional, por conta de todos os conhecimentos que adquire e novas habilidades adquiridas.
  • Foco: ele ajuda a desenvolver o foco principal sobre o que se quer, sobre a possibilidade de alcance, o faz de maneira objetiva e clara, facilitando a criação de estratégias mais assertivas.
  • Autoconfiança: ajuda as pessoas a acreditar em sua exclusiva capacidade e isso, faz com que se sintam mais seguros e confiantes para alcançar os seus objetivos.
  • Ultrapassagem de Obstáculos: com o Coaching de Carreira você aprende a passar por diversos obstáculos em sua carreira, cada vez se capacitando e melhorando.

Aprende a lidar com coisas negativas e positivas ao mesmo tempo e, além disso, faz com que você consiga contornar situações indesejadas, superando tudo e adquirindo experiência.

  • Pro atividade: faz com que as pessoas passem a visualizar as oportunidades que têm de outra forma.

Este processo conhecido mundialmente vem ganhando força no Brasil, e vem mudando a percepção e chances de mudança tanto de profissionais que buscam por si próprio investir na sua carreira, quanto empresas que visam o desenvolvimento de seus colaboradores.


Com o Coaching de Carreira você descobrirá quais são suas reais competências, sairá de um estado de infelicidade, insatisfação e obterá realizações e conquistas.

Serei sua parceira durante esta caminhada e não medirei esforços para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Clique abaixo e agende uma avaliação gratuita comigo!

AGENDE SUA PRIMEIRA SESSÃO GRATUITA

Inevitavelmente, quando você conquista algo em sua carreira profissional, consequentemente, passa a ter mais ganhos e lucrar mais, desta maneira, além de subir de cargo e ter um excelente projeto, você pode conseguir também, oferecer aos seus familiares melhores condições.

Mas, é sempre bom lembrar que, todo sucesso profissional é resultado de um bom desempenho e muito esforço, desta forma, nada adianta se esforçar tanto para conquistar o mundo e desfrutar sem pensar que um dia tudo pode acabar.

Sendo assim, saiba usufruir dos seus bens para que eles nunca acabem e te deixem sem chão para conquista-los novamente.

Para você ter uma noção de como o Coaching de Carreira é fundamental para a vida das pessoas, nos últimos 4 anos, aumentou em 400% o número de alunos que participaram deste processo em um escola onde ensinam o procedimento do Coaching.

E para quem acha que este processo é somente para pessoas com Q.I. elevado esta totalmente enganado, afinal de contas, o Coaching é um meio de auxiliar e ajudar no desenvolvimento de suas atividades para que assim você consiga ter melhor desempenho diante de outros companheiros, melhorando cada dia mais o projeto de vida profissional.


cristina padula

Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


E já que estamos falando em projeto de vida profissional, para quem não faz ideia do que é isso, basta pensar em tudo o que falamos neste artigo e observar todos os seus objetivos que deseja alcançar dentro da empresa que você trabalha ou em qualquer outra profissão que você exerce.

Apesar deste projeto ser focado principalmente na área profissional, devemos considerar que, se você alcança as suas metas profissionais, com toda a certeza você terá muito mais oportunidades para realizar as suas metas pessoais.

Sendo assim, quando o projeto de vida profissional é alcançado, no mesmo instante ele acaba abrindo novas portas para melhorar a sua vida pessoal, permitindo melhores momentos com sua família, com seus amigos, conciliando melhor o trabalho, o dinheiro e os seus momentos de lazer e distração.

Vale lembrar que também que  hoje em dia, nenhum gerente ou administrador de empresa contrata profissionais mal capacitados, portanto, investir no seu desenvolvimento profissional é e será sempre bem visto pelos contratantes.

Então comece agora mesmo a pensar em sua vida profissional e também pessoal e queira o melhor para você.

Não espere o tempo passar colocando a culpa no mercado, nas pessoas nas oportunidades.

Planeje a sua carreira, analise o que quer para você para daqui a alguns anos, veja como esta a sua vida hoje e se é assim que você quer que ela permaneça até o fim.

Se não é, então comece fazendo você mesmo a mudança de sua vida, afinal de contas, ninguém muda ela para você.

Seguindo nossas dicas, com toda a certeza você conseguirá atingir todas as suas metas e realizar seus objetivos, basta se desempenhar e ter atitudes claras e concretas ao realizar as suas atividades.

Então comece agora mesmo e obtenha resultados inesperados em sua vida profissional.

E ai, você gostou deste artigo onde mencionamos um pouco de como o Coaching de Carreira pode ajudar você a desenvolver um excelente projeto de vida profissional.

Se sim, deixe abaixo o seu comentário e nos diga se você conseguiu seguir nossas dicas e quais foram os benefícios que obteve em sua vida após realizá-las.

Para saber mais sobre carreira clique aqui 

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook