Características de um Bom Funcionário

Como Saber Quais as Características de um Bom Funcionário

 


Saber quais são as características de um bom funcionário é essencial para as empresas fazerem contratações assertivas, pois através disso será mais fácil conseguir selecionar uma equipe bem mais capacitada para desenvolver as funções, assim tendo uma maior garantir na qualidade dos seus serviços.

Todo profissional deve ter pelo menos algumas das características básicas, como saber trabalhar em grupo, ser um funcionário pró ativo, ser disciplinado, dentre outras várias qualidades.

Essas qualidades e características que os profissionais carregam com eles, são responsáveis pelo sucesso do seu trabalho e por consequência o bom desenvolvimento da sua empresa, por isso preze por esses tipos de funcionários.

Para que você leitor conheça melhor quais são as características de um bom profissional, continue nos acompanhando aqui em nosso artigo, pois nós iremos lhe apresentar algumas delas.

caracteristicas de um bom funcionario

10 características de um bom funcionário e saiba como aplicá-las

            Separamos para lhe apresentar, 10 características de um bom funcionário, além daquelas que já citamos acima aqui em nosso artigo. Seguem logo abaixo:

  1. AMBIÇÃO

A ambição é a característica essencial para que mover e levantar um bom profissional. Graças a um bom toque de ambição que os bons profissionais se esforçaram para conquistar o seu objetivo e com isso melhorarem gradualmente cada dia mais.

Por incrível que pareça é a ambição que os motiva a lutar para alcançar as nossas metas e depois de alcança-las, é também essa ambição que nos faz querer sempre mais, querer ir além daquilo que já somos, que nos faz querer ir mais longe.

Tenha ambição em seu trabalho, se interesse e trabalhe cada vez mais para conseguir o sucesso da empresa que você trabalha.

  1. EFICIENTE

A eficiência é uma das principais características de um bom profissional, pois tendo essa qualidade ele não só faz o seu trabalho, mas ele o faz bem feito, faz com que aquilo, dê bons resultados positivamente para a empresa.

Cumprir os prazos estipulados pelo seu superior e trabalhar em prol do bom desempenho da equipe e da empresa, também são características de um funcionário eficiente, por isso coloque todos esses conceitos em prática e assim você estará no caminho certo para ser destaque dentro da sua empresa.

  1. DINÂMICO E PROATIVO

Um bom profissional tem que ser dinâmico e proativo e não ser aquele que fica sempre à espera que o seu superior venha lhe dizer o que é preciso fazer e a forma que deve ser feito.

Um profissional quando ele é dinâmico e proativo, ele tem a capacidade de tomar a iniciativas e encontrar respostas e soluções para os problemas da empresa, por isso seja você também um desses profissionais e se interesse cada vez mais pelos problemas do seu trabalho e assim contribuindo para que eles sejam solucionados o mais rápido possível.

  1. HUMILDADE

Esta é uma característica essencial em um bom profissional. Aqui estamos falando de pessoas, que por muito bom que ela seja, tem capacidade para reconhecer e assumir que não sabe tudo e que ela não é a dona da verdade, além do mais, é alguém que sabe ouvir e dar atenção ao que os outros tem a dizer, aceita sugestões e opiniões e outras pessoas e tem a capacidade de trabalhar em equipe.

Deixe a sua humildade falar mais alto, aprenda a ouvir seus colegas de trabalhos e a dar atenção a eles.

  1. HONESTIDADE E ÉTICA PROFISSIONAL

A honestidade e a ética são duas das qualidades essenciais de um bom profissional, mas essa característica não é só bem vista no trabalho, mas também na forma que a pessoa se comporta quando está em outro tipo de ambiente. 

Seja um profissional honesto, trabalhe certo com as coisas e nunca tente trapacear alguém só para se dar bem em seu trabalho.

  1. PAIXÃO

Todas as pessoas para terem bons resultado naquilo que fazem, elas tem que gostar. Um profissional apaixonado pela sua função é um profissional extremamente motivado e consequentemente, um funcionário empenhado, focado, bem direcionado e capaz de ultrapassar eventuais problemas da empresa.

Vale lembrar que, ainda que possa gostar muito do que faz, que é importante que o profissional mantenha um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Tenha paixão naquilo que você faz, por isso quando for escolher uma profissão, opte por aquela que você irá trabalhar satisfeito, pois assim você terá ótimos resultados no final.

  1. EDUCAÇÃO

Educação cabe em qualquer lugar e é com ela que conquistamos muitas coisas, por isso não espere ser bem sucedido se você for uma pessoa que está sempre mal morado e sendo mal educado, rude ou arrogante para as pessoas que estão ao seu redor.

Uma pessoa profissional certamente não fará falta de educação com os seus colegas de trabalhos e terá sempre o cuidado de ser muito educado com as pessoas com que se relaciona em seu emprego.

Acredite que essa regra da convivência social com educação vai ser preponderante para o seu sucesso profissional.

 Seja um profissional educado, até mesmo na hora de chamar a atenção de algum funcionário e também quando estiver passando por dias difíceis, a falta de educação não resolverá seus problemas, pelo contrário, você poderá acabar arrumando ainda mais problemas por não saber lidar com as pessoas ao seu redor.

  1. RIGOR

Um bom profissional é aquele que presta atenção a todos os detalhes para garantir que nada saia errado, por isso faça parte das pessoas que possuem essa característica, seja atencioso a todos os mínimos detalhes e sempre preste muita atenção em qual será a melhor solução para determinados problemas.

  1. RESPONSABILIDADE

A responsabilidade é uma característica imprescindível para quem quer ser reconhecido como um bom profissional, além de que isso vai ser determinante para a sua conduta profissional, evitando falhas em seus compromissos e tarefas, por isso seja responsável em suas obrigações e não cometa deslizes, pois isso poderá queimar seu filme de ser um bom profissional.

  1. VISÃO

Todo bom profissional é também um visionário, pois ele deverá estar sempre atento a novas oportunidades, desafios ou possíveis soluções para os problemas da empresa e sempre com olhos para obter os melhores resultados possíveis.

Características de um Bom FuncionárioPresta sempre muita atenção em seu ambiente de trabalho e fique atendo onde você pode trabalhar para conseguir algumas melhorias para a empresa, pois tendo essa atitude você será muito bem visto por seus superiores e terá uma grande chance de ser promovido.

Com esses pontos que citamos acima, ficam claras para você quais são as características de um bom funcionário e através dessas nossas explicações ficou clara também a forma de aplica-las em seu trabalho.

Comece o quanto antes por esses pontos em prática no seu trabalho, pois chefes gostam de funcionários que se destacam e são esses os profissionais mais procurados no mercado de trabalho, afinal o sucesso de uma empresa está nas mãos dos seus empregados.


Autor:

Cristina PadulaCris Padula – Coach de Carreira
Amaxi Performance

 


 

Comente pelo Facebook