Descubra Agora Como Escolher a Carreira Ideal Para Você

Para saber como escolher a carreira ideal para você é importante procurar conhecer bem a si mesmo e aos cursos que pretende seguir, pois, normalmente, o início da vida adulta não é nada fácil para quem não está preparado para lidar com a pressão dos pais e da sociedade quanto à escolha da carreira. 

O momento mais importante na vida de muitas pessoas é a escolha da profissão, a qual requer diversos cuidados e muita reflexão.

já que, diante de tantas possibilidades e caminhos a seguir, é comum que muitos tomem decisões precipitadas e sem planejamento, o que pode gerar frustrações futuras.

Escolher a carreira ideal definitivamente não é uma tarefa fácil, dificultada muitas vezes pelo próprio fato de ser uma escolha feita em  uma idade onde ainda não se tem muita experiência de vida e nem autoconhecimento suficiente.

Por isso, descobrir a vocação é algo fundamental para se ter uma vida plena e feliz.

Assim, o ideal é que a vida profissional seja pensada e planejada ainda na juventude, aumentando as chances de um caminho de sucesso e satisfação.


>> Saiba Tudo Sobre Como Escolher a Carreira Ideal Para Você

O momento de como escolher a carreira ideal para você é sempre muito importante, pois este passo na sua vida pode afetar totalmente o seu futuro.

Por isso, é essencial se informar sobre  as possíveis profissões e áreas de atuação, entender quais tem mais a ver com seus ideais, seus valores e habilidades e assim garantir chances de maior satisfação no seu trabalho futuramente.

>> Caso você ainda não saiba que carreira exatamente pretende seguir, é interessante que você leia e pesquise tudo sobre aquelas carreiras que são da sua preferência.

Além disso, preste atenção nas diversas áreas possíveis, sobre as universidades que realmente te interessam, se ela dispõe dos cursos de seu maior interesse e sobre o que cada curso abre de opção no mercado de trabalho.

Ainda, existem dois fatores que podem influenciar na escolha da profissão ideal, os primeiros são os seus gostos e preferências profissionais e o segundo são as suas expectativas para o seu futuro profissional.

Assim, escolher um curso que não atenda a um destes fatores ou aos dois podem gerar  frustrações futuramente.

>> Uma ótima maneira de saber melhor a área onde você deseja ingressar é conhecendo o mercado de trabalho, assim você irá saber exatamente o que esta profissão pode te proporcionar e as possibilidades que aquela função oferece.

Com isso, procure pesquisar em empresas e veja o mercado de trabalho de perto, assim ficará mais fácil perceber as vantagens e desvantagens daquela área, tornando mais fácil perceber se aquilo é o que você realmente quer.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


>> Além disso, se você estiver indeciso, procure investir em cursos de orientação profissional.

Por isso, inúmeras instituições oferecem esses cursos que consiste em fazer um estudo da pessoa, levando em consideração seus próprios gostos, aptidões e talentos antes de decidir a que área se dedicar.

De forma geral, os cursos de orientação profissional facilitam a escolha, a partir do momento que você percebe as áreas com as quais melhor se identifica, gerando maior segurança e consequentemente, maiores chances de assertividade na escolha.

>> Mesmo que os testes vocacionais sejam muito mais superficiais do que os cursos de orientação profissional, eles geralmente são constituídos por perguntas elaboradas por psicólogos especializados, que através de um sistema de pontos, define a área ou áreas mais adequadas para o seu perfil.

>> É importante que você tenha cuidado também ao limitar suas opções pensando somente naquela profissão dos sonhos.

Pois, muitas vezes, essas escolhas não são suas, na realidade elas são profissões que, inconscientemente, você foi levado a desejar por familiares, amigos ou até pela sociedade, por exemplo.

Isso normalmente faz com que muitos alunos entrem em cursos extremamente concorridos no vestibular, como Medicina ou Direito e acabam por descobrir posteriormente, que aquela não era a profissão ideal para eles.

>> Portanto, invista no autoconhecimento, analise suas habilidades, gostos e personalidade. Depois disso, procure as carreiras que possam combinar com você por meio de palestras, congressos, entre outras formas.

Além de todas as informações que você deve procurar sobre como escolher a carreira ideal para você, é importante que você saiba que independente da profissão que escolher é preciso investimento contínuo e dedicação para que consiga conquistar o seu sonho com sucesso e satisfação.


Agora que você leitor já sabe Como Escolher a Carreira Ideal Para Você, que tal se inteirar sobre 5 Carreiras que Prometem Ser Sucesso em 2017.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook