Dicas Incríveis Para usar na Hora da Dúvida de Qual Carreira Seguir

Ficar em dúvida de qual carreira seguir é algo muito normal, e que possivelmente quase todas as pessoas em algum momento passam por isto.

Portanto, é importante saber algumas coisas para nos ajudar.

Uma das fases mais difíceis de nossa vida é quando temos que escolher a nossa carreira.

Por outro lado, hoje em dia, existem muitas pessoas também que não dão tanta importância assim para a sua vida profissional, e desta maneira, acham que os estudos não irão tirar a dúvida de qual carreira seguir, porém, esta é uma forma de pensar que é totalmente equivocada.

Entretanto, a primeira coisa que você deve ter em sua mente é que na dúvida de qual carreira seguir, você sempre precisa buscar um auxilio para isso.

Afinal, é normal passar por momentos como este, o que não é normal é você ficar para sempre com esta dúvida.

Antes de tudo você precisa conhecer a si mesmo, pois se isso não ocorrer, certamente você irá sempre permanecer na dúvida de qual carreira seguir.

Ao decorrer deste artigo, você entenderá um pouco mais sobre este assunto e algumas coisas que podem ser úteis para você nesta fase.



Dicas Para Ajudar Quem Está em Dúvida de Qual Carreira Seguir

É certo que estas dicas irão te ajudar, porém, se você não as colocar em prática, apenas o conhecimento não será o suficiente.

Por este motivo, confira logo a seguir alguns pontos que você deve levar em consideração quando estiver em dúvida de qual carreira seguir:

  • Teste vocacional:

Uma das coisas que mais tem ajudado a quem não sabe nem por onde começar, são os testes vocacionais.

Estes testes são baseados em sua personalidade, seus gostos e suas experiências, e desta maneira, eles irão te orientar pelo caminho que você deve seguir profissionalmente.

  • Esteja presente:

Se você já tiver alguma idéia de qual carreira seguir, mas está entre mais de uma opção, pode também “namorar” a profissão.

Isto significa tentar se fazer presente no dia a dia dos profissionais destas áreas, pois desta maneira você irá ter uma noção maior de como será o seu futuro.

  • Saiba de tudo:

Outra coisa que é muito importante você fazer também é saber de todas as questões que envolvem a profissão que você pretende seguir.

Para isso, leia sobre elas, procure entender do assunto, pois só assim você estará preparado o suficiente para se decidir sobre o que você quer.

  • Coach:

Se for possível também, contrate um coach de carreira.

Um coach é a melhor pessoa para te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre as profissões que você já tem em vista.

Este profissional estudou para isso e pode te ajudar de maneira que nenhuma outra pessoa pode.

  • Intercâmbio:

Enquanto você não escolhe a área que deseja para o seu futuro, você pode optar por fazer um intercâmbio também.

Isso não é uma perca de tempo, pois além de você aprender um novo idioma, o que já é muito importante, também terá uma visão de mundo mais amplificada.

  • Cursos:

Uma das coisas que você também pode fazer para descobrir para qual área você realmente tem aptidão é fazendo outros cursos.

Você não é obrigado a ingressar em uma universidade assim que conclui o Ensino Médio, você pode fazer um curso que te dê mais experiência e maturidade.

  • Estabeleça metas:

Você também não pode escolher uma carreira que te satisfaça apenas pelos seus gostos, pois isso poderia acarretar em uma frustração com relação ao seu salário. Por este motivo, você deve estabelecer metas, não apenas de dinheiro, mas também de onde deseja chegar.

  • Não perca o foco:

É possível que quando você estiver aplicando todas estas coisas, seja tentado a perder o foco, pois não é fácil escolher a carreira para o restante de sua vida.

Mas uma das coisas que também será muito útil, independente de qual carreira seguir, é que você tenha foco.

O mercado de trabalho exige pessoas focadas e determinadas, por isso, na dúvida de qual carreira seguir, coloque todas estas coisas em prática e não perca o foco, desta maneira você conseguirá alcançar o seu objetivo de uma vida profissional de sucesso.


Agora que você leitor já sabe Dicas Incríveis Para usar na Hora da Dúvida de Qual Carreira Seguir, que tal se inteirar sobre a Importância de Escolher a Sua Carreira com o Auxílio de um Coach.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook