diferenciais no seu currículo

7 Informações que são Diferenciais no seu Currículo [E não é Qualificação]

Apresentar um currículo atrativo as empresas não é o suficiente para conquistar a vaga, você precisa ter diferenciais no seu currículo, afinal ainda terá que mostrar que realmente tudo aquilo que está no documento.

No entanto, um bom CV ajuda na hora da contratação.

Esse documento é, basicamente, um cartão de visitas do candidato, então para ser chamado a uma entrevista, por exemplo, é necessário que o empregador seja fisgado primeiro pelo seu currículo.

Para se ter noção, mesmo um profissional considerado excelente pode passar despercebido se o currículo não estiver adequado.

A peça pode apresentar erros graves ou sutis, tornando mesmo propensas as chances de o recrutador colocá-lo entre os selecionados para uma entrevista.

É bastante comum o foco ser todo voltado a qualificação, que também é importante apresentar no currículo, mas não é só ela.

A empresa precisa sim saber que você está qualificado para determinada função, mas precisam de muito além disso e o CV deve apresentar muito mais do que boas qualificações e é importante ter diferenciais no seu currículo.

Não é nenhum segredo que o mercado está cada vez mais competitivo, ainda mais quando o país passa por um momento de crise, com altas taxas de desemprego, o que torna a busca por uma vaga ainda mais acirrada.

Em um cenário destes, os profissionais precisam ter uma carta na manga para se destacar entre outros candidatos.

A melhor forma de fazer isso é pelo currículo que, como dito, é o cartão de visitas de um profissional.

Sendo assim, separamos nesse artigo sete informações que você precisa incorporar no seu currículo, que vão muito além das qualificações, igualmente necessárias.

Neste artigo você vai saber mais sobre:

Clareza nos objetivos

Atividades extracurriculares

Inclua experiências no exterior

Trabalhos voluntários

Tenha e forneça um portfólio

CV customizado

Deixa-lo Curto e limpo conta como diferenciais no seu currículo



Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse material com seus amigos, assim cada vez mais pessoas vão alcançar seu crescimento profissional.

Facebook (o mais popular)

LinkedIn (o mais profissional)

E-mail (o mais democrático)

 

CLAREZA NOS OBJETIVOS

Hoje o mercado vem requerendo currículos menos genéricos e com mais precisão.

Isso porque a especialização dos candidatos é crescente, levando as empresas a procurarem por profissionais que apresentem competências bem especificas.

Sendo assim, o currículo precisa apresentar o que chamará atenção da corporação, ou seja, precisa de objetivos concisos e claros.

Um dos motivos para que isso esteja mais presente no documento é que as empresas não têm mais tanto tempo para analisar o perfil do candidato.

Vale ressaltar aqui que eles acabam fazendo uma avaliação previa de acordo com o perfil, então recorrem diretamente a área de interesse do candidato.

Neste caso, não basta apenas utilizar palavras de modo genérico.

Por exemplo, você quer um emprego na área de finanças e no objetivo escrever somente isso, de forma bem vaga, não vai ajudar.

É ideal que o candidato explique de modo sucinto e completo o que procura, dando clareza a seus objetivos em relação a profissão.

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Com a graduação, basicamente, os formando se encontram em uma mesma média de conhecimento, até porque eles aprenderam as mesmas coisas ou bem próximas na faculdade.

Isso leva ao recrutador entender que, havendo somente a formação acadêmica, o candidato está em um mesmo pé de igualdade com tantos outros.

Para ter um destaque maior, é ideal que o candidato cite atividades extracurriculares que realizou durante a universidade.

Por exemplo, se ele cursou mais disciplinas do que as exigidas pelo curso, se fez uma iniciação cientifica, cursos correlatos a área e muito mais, desde que relevante.

São essas atividades que mostram ao recrutador o profissional que ele estará ligando, o que ajuda a associar o seu perfil com a vaga proposta.

 

INCLUA EXPERIÊNCIAS NO EXTERIOR

Quando o assunto é experiências fora do país, logo se remete ao intercâmbio e acaba contando como diferenciais no seu currículo.

Embora ele seja importante, uma viagem de férias também pode ser considerada positiva.

Não necessariamente o profissional precisa ter morado no exterior ou feito algo relacionado a área de atuação, mas se torna interessante o fato de conhecer outras culturas fora da nova e, até mesmo, ter ido para praticar a língua estrangeira.

Somente um curso de idiomas, para alguns casos, não traz fluência na língua, mas essa experiência fora já ajuda a destacar esse conhecimento.

 

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

As empresas admiram bastante candidatos que apresentam trabalhos voluntários no currículo, já que isso ajuda a reconhecer o perfil daquele profissional.

Com isso, o recrutador consegue enxergar outros valores que, normalmente, não aparecem no CV.

Isso inclui o desejo de fazer a diferença para um mundo melhor, senso de ajuda e a responsabilidade de não pensar apenas em si mesmo, tudo positivo.

Além disso, esse tipo de trabalho também é benéfico ao crescimento profissional do candidato, mesmo que, por agora, ele não esteja buscando uma oportunidade no mercado, mas o voluntariado trará diferenciais no seu currículo.

 

TENHA E FORNEÇA UM PORTFÓLIO

Na graduação, estágios e na vida profissional como um todo é certo que você tenha desenvolvido trabalhos diversos, que podem ser vistos pelos possíveis empregadores.

Para algumas vagas, o portfólio é extremamente necessário, até porque muitos recrutadores querem conhecer as suas habilidades também por esse recurso.

O portfólio pode ser online, o que facilita ainda mais para que a empresa o visualize.

Sendo assim, o link precisa ir para o seu currículo.

Isso ajudará para que o recrutador tenha uma análise mais clara das suas competências em relação a vaga.

 

CV CUSTOMIZADO

O currículo não precisa mais ser único, os candidatos podem ter mais de uma versão do documento e adaptar seu conteúdo para a vaga, de acordo com o que é exigido pela empresa contratante.

Isso é necessário porque o CV fica ajustado ao que o recrutador precisa, deixando mais claro as informações que são relevantes ao cargo.

Manter um currículo padrão diminui as chances a candidatura, porque, muitas vezes, ele não traz o que a empresa está buscando, se tornando genérico.

Com a customização, o candidato apresentará pontos que se encaixem com aquilo que a empresa quer, tornando mais fácil a avaliação.

Como os candidatos apresentam habilidades diversas, vale separá-las de acordo com o que o cargo pede, tornando o perfil mais próximo a oportunidade.

 

DEIXA-LO CURTO E LIMPO CONTA COMO DIFERENCIAIS NO SEU CURRÍCULO

As empresas acabam analisando muitos CVs em pouco tempo, então é obvio que passam a preferir aqueles com objetividade e clareza.

O ideal é que tenha, no máximo, duas páginas e seja descrito ao menor número de palavras possível.

O aspecto visual também entra nisso, visto que é indicado evitar tabelas, colunas e até mesmo cores, se estas forem em excesso.

Mais do que ter informações adequadas, sempre prefira por um formato limpo, que torna mais fácil identificar os dados presentes naquele documento.

Até mesmo a fonte do texto pode influenciar na escolha dos recrutadores.


Você deseja ter uma carreira de sucesso? entender sobre os desafios e aprender a desenvolver habilidades e competências? Conheça nosso e-book carreira de sucesso. Clique aqui embaixo e saiba mais!


Um grande Abraço, conte comigo e até breve!

atenciosamente,

Como escolher Especialidade Médica
Marcio Sumay
Master Coach

Como escolher Especialidade Médica


Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos, infográficos, ebooks e muito mais.


Comente pelo Facebook