Entrevista de Emprego

O que Jamais Dizer em uma Entrevista de Emprego

Os candidatos procuram ter um bom desempenho na entrevista de emprego, visto que isso eleva as chances de conquistar a vaga.

No entanto, com o nervosismo do momento, muitos acabam dizendo o que não deviam, tornando essa oportunidade mais distante.

Há certas coisas que não precisam, de maneira alguma, ser ditas durante uma entrevista.

Entre elas, falar mal do chefe ou da empresa que está atualmente, por exemplo, se mostrar desesperado pela oportunidade e mais uma infinidade de opções, que são mal vistas pelos recrutadores.

Nessa fase o candidato está sendo avaliado não só pelo seu currículo, mas também por tudo que diz na entrevista de emprego, então essas “gafes”, podem acabar lhe deixando fora da disputa para a vaga.

Não é necessário somente saber o que dizer, mas também o que não falar ao recrutador, o que por si só já eleva as chances de ser contratado.

Na entrevista, a ideia é que o candidato use o tempo para provar que é o ideal para empresa, então não vale trazer assuntos que podem ser negativos para a oportunidade.

Pensando nisso, vamos te dar dicas para que você saiba o que pode te queimar com o recrutador e como evitar isso, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre:

Erros comuns durante a entrevista de emprego

Respostas monossilábicas na hora da entrevista de emprego

Mostrar mais interesse ao salário

Evite as gírias na entrevista de emprego

Não mostre desespero na entrevista de emprego

Não faça piadas na entrevista de emprego

Cuidado com a sinceridade na hora da entrevista de emprego

Não fale mal do chefe ou empresa

Vender habilidades que não possui na entrevista de emprego



Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse material com seus amigos, assim cada vez mais pessoas vão alcançar seu crescimento profissional.

Facebook (o mais popular)

LinkedIn (o mais profissional)

E-mail (o mais democrático)

 

ERROS COMUNS DURANTE A ENTREVISTA DE EMPREGO

Muitos candidatos passam a dizer exatamente a mesma coisa sobre si e a experiência profissional em todas as vagas que disputa, sendo esse um erro bastante comum e que pode o prejudicar bastante.

Isso porque é necessário considerar a experiência de acordo com o que a oportunidade pede, já que nenhum é igual a outra.

Em resumo, o candidato deve analisar o que a empresa precisa em relação a suas habilidades, citando aquelas que se encaixam melhor a função que se candidatou, por exemplo.

As respostas que dará ao recrutador na entrevista de emprego, tal como a ênfase utilizadas nela, tem ligação direta com a proposta da vaga.

Sendo assim, para cada vaga, uma abordagem diferente.

Há um outro erro que é bem frequente e tão prejudicial quanto, que são as frases que podem passar uma impressão errada do candidato.

Nisso, acaba mostrando uma arrogância onde não há, por exemplo, entre outras coisas negativas.

Para te ajudar a fugir dessas frases, separamos algumas que não devem ser usadas durante a entrevista.

 

RESPOSTAS MONOSSILÁBICAS NA HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO

Ficar só no “não”, “sim” ou “talvez”, entre outras formas de responder com uma única palavra, mostra ao recrutador que não está tão interessado em estar ali.

Neste caso, o ideal é sempre usar todo o tempo que dispõe na entrevista, então você deve falar e argumentar bastante, evitando responder de forma monossilábica as perguntas do recrutador.

 

MOSTRAR MAIS INTERESSE AO SALÁRIO

Muitas frases começam ou terminam com o clássico “depende do salário”.

Falar de dinheiro, mesmo quando não está na entrevista, é sempre um assunto delicado, mas existe a hora certa para mencionar sua pretensão de ganhos.

Sendo assim, sempre espere que o assunto surja para mencionar o salário, até porque a negociação deste não é feita durante a entrevista.

Em alguns casos, o recrutador pode perguntar a sua expectativa em relação ao salário, um momento oportuno para ser abordado ao assunto, mas que pode levar a um erro também.

A pergunta costuma deixar o candidato sem resposta, porém há solução.

Antes de qualquer entrevista, é interessante pesquisar o quanto o mercado paga para o cargo em questão.

Não é indicado que a resposta seja o seu último salário, mas uma faixa salarial média que é praticada ao cargo.

 

EVITE AS GÍRIAS NA ENTREVISTA DE EMPREGO

O motivo é obvio, o recrutador não é um amigo seu.

A postura do candidato deve ser formal, então é mais do que necessário empregar gírias ao vocabulário durante uma entrevista.

 

NÃO MOSTRE DESESPERO NA ENTREVISTA DE EMPREGO

O recrutador vai te perguntar porque deve te contratar, mas, mesmo que você esteja há décadas sem trabalhar, jamais diga que ele deve te escolher por isso.

O país está passando por um momento de crise, onde as taxas de desemprego são altas, o recrutador sabe disso e você também, no entanto, esse não é o motivo que vai leva-lo a te contratar.

Ao deixar claro o desespero pela colocação, o candidato perde o foco para si, ou seja, o recrutador irá ver a sua necessidade em ter aquele emprego, mas não suas qualificações a vaga.

E o pior, mesmo que ele fique muito tocado, dificilmente lhe contratará por isso, já que não conseguiu te avaliar corretamente.

 

NÃO FAÇA PIADAS NA ENTREVISTA DE EMPREGO

O senso de humor pode te ajudar a sair de uma saia justa durante a entrevista de emprego, mas também pode prejudica-lo se não for usado com bom senso.

Não é indicado fazer piadas durante a entrevista, visto que é algo errado e, na maioria dos casos, o recrutador não está ali para ver alguém fazendo gracinhas.

Evite isso e terá mais sucesso.

 

CUIDADO COM A SINCERIDADE NA HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO

É claro que você precisa ser verdadeiro e transparente na entrevista, mas com cautela. Até porque, ser sincero de mais pode te prejudicar em alguns pontos.

Nem todo mundo gosta de trabalhar em equipe, por exemplo, mas isso é algo imprescindível para o ambiente corporativo hoje, então as empresas buscam por esse fator nos candidatos.

Se não gosta, não diga que fará isso por ser uma obrigação, neste caso, a sinceridade será um ponto negativo e, com certeza, prejudicial a sua imagem.

 

NÃO FALE MAL DO CHEFE OU EMPRESA

Isso não vale apenas para o cargo atual, mas para as experiências que teve antes.

Nunca é positivo falar mal dos antigos empregadores e das corporações que passou, pois acaba manchando a sua imagem.

Esse argumento durante uma entrevista de emprego é negativo porque leva ao recrutador a pensar que, se você fala mal da empresa que está hoje, vai falar da futura também.

 

VENDER HABILIDADES QUE NÃO POSSUI NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Você colocou no seu currículo que é fluente em inglês, porque a vaga pedia, mas já pensou na possibilidade de haver um teste na entrevista de emprego?

É um erro comum e que desclassifica muitos candidatos, afinal você não tem aquela habilidade e não terá como responder se te perguntarem algo relacionado a ela.

Esse, inclusive, é um dos pecados mais negativos que alguém pode cometer em um processo de seleção.

Deste modo, sempre coloque informações verdadeiras em seu currículo, lembrando que elas serão abordadas na entrevista.

Se você não domina aquilo que estão cobrando, não ponha apenas para fazer bonito ao recrutador.  


Você deseja ter uma carreira de sucesso? entender sobre os desafios e aprender a desenvolver habilidades e competências? Conheça nosso e-book carreira de sucesso. Clique aqui embaixo e saiba mais!


Um grande Abraço, conte comigo e até breve!

atenciosamente,

Como escolher Especialidade Médica
Marcio Sumay
Master Coach

Como escolher Especialidade Médica


Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos, infográficos, ebooks e muito mais.


Comente pelo Facebook