Escolher Carreira Ideal

Escolher a Carreira Ideal: 5 Dicas fáceis de como você pode Escolher a sua

Escolher a Carreira Ideal para você definitivamente não é uma tarefa fácil e é por isso que estou aqui para te ajudar naquele, que pode chegar a ser um dos momentos mais difíceis da sua vida.

Justamente porque a escolha tem que ser feita numa idade onde ainda não temos experiência de vida, nem autoconhecimento suficiente para fazer a escolha ideal, e isso, na maioria dos casos pode parecer uma tarefa impossível.

Mas, no artigo de hoje vamos juntos descobrir que com algumas dicas simples, a decisão pode se tornar muito mais fácil e mais certeira do que você imagina.

Escolher a Carreira Ideal

 

  • 1

    Leia e Pesquise tudo sobre as Carreiras da sua Preferência

Escolher a Carreira IdealCaso você ainda não saiba que carreira exatamente pretende seguir, leia, pesquise, investigue tudo sobre aquelas carreiras da sua preferência.

Preste atenção nas diversas áreas possíveis, sobre as universidades que realmente te interessam, se ela dispõe dos cursos de seu maior interesse, sobre o que cada curso abre de opção no mercado de trabalho, etc. 

Na maioria das vezes temos pouca informação sobre determinada profissão e quando descobrimos suas reais características e campo de atuação, nos apaixonamos por aquele labor.

Também é importante conhecer as grades curriculares dos seus cursos preferidos, isso evita que você acabe tendo que cursar matérias que você odeia e caso você ainda não haja decidido nem mesmo a área que deseja cursar, esse processo de pesquisa vai te auxiliar demais nessa decisão primária.

  • 2

    Conheça empresas do ramo profissional que mais te atrai

Uma ótima maneira de conhecer melhor a área de conhecimento onde você deve ingressar é conhecendo o mercadoEscolher a Carreira Ideal
de trabalho propriamente dito, o mercado que estará aguardando você depois de formado.

Dessa forma você vai saber exatamente o que o profissional que você vai se tornar faz, e as possibilidades que aquela função oferece.

Visite empresas e veja o mercado de trabalho de perto, assim fica mais fácil perceber as vantagens e desvantagens daquela área, e fica mais fácil perceber o que se aquilo é o que você realmente quer.

  • 3

    Invista em um cursos de orientação profissional ou Coaching de Carreira

Escolher a Carreira IdealOs mais indecisos vão realmente precisar de um curso de orientação profissional, ou coaching de carreira, inúmeras instituições oferecem esse cursos que consiste em fazer um estudo pessoal do indivíduo, que fica em contato com seus próprios gostos, aptidões e talentos antes de decidir a que área se dedicar. (podemos ajudar você com isso)

Em geral, os cursos de orientação profissional facilitam, e muito, a sua escolha, a partir do momento que você percebe, por si só, as áreas com as quais melhor se identifica.

  • 4

    Vale a pena fazer testes vocacionais

É verdade que os testes vocacionais são muito mais superficiais do que os cursos de orientação profissional, eles geralmente são constituídos por perguntas elaboradas por psicólogos especializados, que através de um sistema de pontos, define a área ou áreas mais adequadas para o seu perfil.Escolher a Carreira Ideal

Existem inúmeros testes vocacionais no mercado, inclusive online, um número muito grande de testes vocacionais na internet, permitindo o acesso a todos os que queiram tirar suas dúvidas sobre como escolher a carreira ideal para você, mas é recomendável que você procure um profissional especializado para realizar um teste com maior índice confiabilidade.

No artigo: PDA (Teste de Perfil Comportamental) – GRÁTIS! você pode realizar um teste de Perfil gratuitamente, para poder ter mais autoconhecimento.

  • 5

    Seja firme na sua escolha e não influenciado por terceiros

Escolher a Carreira IdealSaiba que qualquer carreira que você escolher vai exigir de você investimento financeiro e dedicação de um tempo precioso que passa demasiado rápido.

Então seja firme na sua escolha e não se deixe influenciar.

Escolher a carreira ideal para você é decidir sobre o seu futuro e sobre ser plenamente realizado nele.

Espero que essas dicas tenham servidos para pelo menos dar uma direção melhor para você!

banner-planejamento-de-carreira

Pense muito bem e boa sorte!

Cristina PadulaCris Padula – Coach de Carreira
Amaxi Performance

 

Amaxi Performance

Comente pelo Facebook