Exemplos Para um bom Plano de Carreira Pessoal

Atualmente, contar com um plano de carreira pessoal é algo fundamental para qualquer profissional, independente da área em que ela atua ou a empresa que está inserido.

Conquistar uma carreira sólida é algo que muitas pessoas almejam, mas alcançar esse sucesso, é necessário percorrer uma trajetória longa e com metas bem estabelecidas, além de foco e dedicação à longo prazo.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


Os resultados não aparecem de forma imediata, mas são consequências de nossa disciplina em cima de ações nesse planejamento.

Com esse contexto, o plano de carreira pessoal deve servir de ajuda para chegar aonde você deseja, isso porque ele atua como um guia aos profissionais, apontando para onde seus objetivos irão encaminhá-lo no futuro.

Tornar esse plano eficaz é importante, afinal ele leva ao sucesso.

Mas como saber se você está no caminho certo? O plano deve apresentar algumas etapas, que devem ser seguidas à risca para que os resultados positivos comecem a surgir.


✤ O que seu Plano Deve Atender

Um bom plano de carreira pessoal deve ser seguido por etapas, ou seja, ele terá um ponto de início e outro de fim, entre esse tempo serão colocados objetivos e fases que você precisará enfrentar para que alcance.

Todo planejamento se inicia com a avaliação pessoal do indivíduo, isso para o caso de ser um plano pessoal.

Com isso, você deve definir de forma clara o quer e onde quer chegar, fazendo uma reflexão sobre o seu presente, pontos fortes sobre você e as fraquezas, que precisarão ser melhoradas, além de talentos que possam contribuir para alcançar esse objetivo.

Fora tudo isso, é ideal que o plano trace objetivos e são eles que serviram como motivação para chegar no seu lugar ao sol.

Isso porque os planos de carreira devem ser definidos a longo prazo, então os resultados podem demorar um pouco a aparecer.



Sem metas, a tendência é o que o indivíduo fique desmotivado no meio do caminho, por não ter nenhum ponto de incentivo pelo trajeto.

Os objetivos trazem também estratégias, que devem entrar no desenvolvimento do seu plano de carreira pessoal.

Essas estratégias devem constituir ações que te ajudem a chegar mais perto do seu sucesso.

É comum que elas simbolizem cursos, treinamentos, melhora dos hábitos e alguns outros pontos.

Se for necessário, pegue alguns casos de sucesso que você acha inspirador.

Esses exemplos podem te auxiliar a entender que tudo isso é possível, além de inspirar o seu próprio plano.

Seguir algumas dicas de quem já alcançou seu próprio objetivo, é fundamental para que você também o alcance.


✤ Colocando Tudo no Papel

Para que tudo dê certo, discrimine cada etapa do seu plano de carreira pessoal, assim você poderá visualizar melhor esse planejamento.

O ideal é que você tenha como atualizar esse planejamento em períodos programados.

Por isso, vá elencando um a um dos passos, iniciando pelos objetivos.

Você pode dividir os objetivos por categorias de competências, para poder visualizados de uma forma mais organizada, estipulando datas para que eles sejam alcançados.

As etapas também precisam de um período para que possam ser executadas.


Agora que você leitor já Exemplos Para um Bom Plano de Carreira Pessoal, que tal se inteirar e Descobrir Como Avaliar se o Plano de Carreira é Realmente Bom.

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook