Lazer é fundamental!

Relaxe! O lazer e o descanso são fundamentais para qualquer profissional

Feriado à vista! E muita gente já começa a contar as horas para tirar uma folga do trabalho e relaxar. O lazer é algo imprescindível na vida de qualquer ser humano. Trabalhar demais se tornou um hábito muito comum. Há séculos convivemos e aplicamos em nossas vidas a ideia de que o trabalho enobrece a existência. E muitos têm a crença que ser alguém extremamente dedicado ao trabalho é sinônimo de que a vida vai bem.

Sem dúvida, uma pessoa de sucesso precisa ser dedicada. Mas até o mais eficiente profissional precisa de momentos de descanso para conseguir manter sua performance e cuidar de si.

Bertrand Russel, um dos mais aclamados filósofos e matemáticos do século XX dedicou parte da sua obra para falar sobre a importância do descanso e da necessidade de não tornar o trabalho uma fixação. Você não precisa ler “Elogio ao Ócio” inteiro para entender a mensagem que Russel quer passar. Sem lazer e descanso, a vida do homem se resume a trabalho, e trabalho não é o resumo da vida humana.

Descanso é uma importante ferramenta para sua felicidade e para sua rotina, e por essa razão é preciso “exercitar” o descanso, não só nos feriados mas em todas as semanas.

Veja agora algumas dicas para você transformar seus momentos de lazer em algo benéfico para sua mente e seu corpo!

Crie momentos de descanso

O tempo é curto para a quantidade de obrigações e afazeres que são exigidos da grande maioria dos brasileiros. Quem nunca se pegou implorando por um dia com 25 ou 26 horas, só para poder descansar um pouco. Infelizmente dilatar o dia não é algo possível, mas organizar sua rotina sim.

Elenque prioridades, organize seus compromissos e “force” a entrada de momentos de lazer e descanso na sua agenda. Enxergue o lazer como mais um compromisso que você precisa firmar periodicamente.

Mexa-se!

É possível juntar lazer e cuidados com a saúde ao realizar atividades físicas. A prática esportiva estimula a produção de endorfina, um hormônio produzido pelo cérebro e que causa a sensação de bem-estar. Conforme a substância é produzida, o corpo responde de forma positiva. Essa sensação pode ser sentida durante horas após se exercitar!

O esporte é uma válvula de escape e uma oportunidade de interação social. Manter uma rotina de exercícios vai fazer bem para sua mente, principalmente para mantê-la longe de sensações ruins como cansaço e desmotivação.

Faça um teste. Crie uma rotina de exercícios! Vença a preguiça e compare a qualidade da sua rotina (pessoal e profissional) antes e depois.

Estimule o ócio criativo

De nada vai adiantar o descanso se a sua mente ficar presa no escritório. Descansar não é sinônimo de não fazer nada. Em muitos casos ficar com a mente desocupada só abre espaço para você pensar nas coisas que precisam ser feitas, nas reuniões da semana que vem ou nas metas que precisa atingir.

Em vez de abrir espaço para sentimentos que irão aumentar sua ansiedade e sabotar o seu descanso, opte por exercitar a mente com atividades que dão prazer. Torne o descanso algo positivo. Isso evita que seus momentos de lazer sejam tomados por pensamentos que tirem sua tranquilidade.

Lembre-se que sua mente é uma ferramenta poderosa, alimentá-la com atividades que você gosta é uma ótima maneira de exercitar a felicidade e manter seu cérebro relaxado e ativo ao mesmo tempo.

Não tenha vergonha do lazer!

Alguns profissionais trabalham em ambientes competitivos em que o descanso é encarado como desperdício de tempo. É importante reforçar que adotar um estilo de vida workaholic pode ser prejudicial, se não agora, com certeza no futuro.

Mesmo que as pessoas ao seu redor não concordem com as atitudes que você adota, não se deixe levar pela influência ou competitividade de seus colegas, afinal, sua saúde e bem-estar são muito importantes para o desenvolvimento de uma rotina profissional produtiva e saudável!

 

Essas atitudes e pensamento são primordiais para criar momentos de lazer e aproveitá-los para, de fato, relaxar e eliminar da mente as preocupações da rotina. Dê valor para o descanso, ninguém é e nem deve ser uma máquina de trabalhar!

Gostou do conteúdo? Então não deixe de seguir nossas redes sociais e o nosso blog para receber mais dicas e informações para otimizar sua rotina dentro e fora do escritório!

 

 

 

Comente pelo Facebook