Não deixe as dúvidas guiarem sua carreira

Atualmente, uma das características mais valorizadas pelas empresas em seus colaboradores é a confiança. Pessoas confiantes geram resultados mais expressivos, trabalham mais engajados e tomam decisões mais coerentes, por isso, saem  na frente e ganham mais destaque aqueles que não se deixam abalar pela insegurança.

Ser confiante cai bem para qualquer cargo. Mas é fator chave para líderes e executivos. Esses profissionais precisam tomar decisões importantes. Escolhas que impactam diretamente nos resultados, algo que só pode ser feito com muita responsabilidade e conhecimento.

Liderança positiva e insegurança não combinam. Chefiar um time faz de você a referência, um ponto focal importante para os processos empresariais. Sem a confiança necessária para exercer seu trabalho crescem as chances de estagnar, ou pior, sofrer um grande abalo como a perda do cargo ou a demissão. Veja alguns dos riscos que um líder inseguro encara em sua trajetória.

As ameaças causadas pela insegurança

Sem ter confiança no seu trabalho e nas suas atitudes, um profissional pode encarar uma série de desafios, dentre eles:

Bloqueio dos conhecimentos

Muito provavelmente, um executivo ou líder alcança tal posição com base em alguns fatores, e como o seu conhecimento. A expertise é fundamental para subir e se manter no alto. Ficar rodeada de dúvidas, pode mascarar sua experiência e habilidades, fazendo com que os outros – e até você – se esqueçam do tamanho de sua capacidade.

Escolhas ruins

Um dos principais fatores afetados pela falta de segurança é a capacidade de tomar as decisões mais sensatas e corretas. A responsabilidade de fazer as escolhas certas é afetada pela insegurança profissional. E tomar decisões ruins em um ambiente corporativo representam uma ameaça aos resultados individuais e coletivos.

Perda do comando

Imagine ser liderado por alguém que não passa confiança e que não demonstra ter o preparo para ocupar um cargo de chefia. O resultado dessa situação pode ser desastroso, minar as relações dentro do escritório e arruinar o clima da equipe. Em casos extremos, uma liderança fraca pode ser boicotada, ou simplesmente perder o controle sobre as atitudes e o trabalho dos demais.

Estagnação profissional

Se um profissional demonstra insegurança em sua primeira oportunidade de liderar, é bem provável que ele não seja cotado para ocupar um cargo ainda mais importante no futuro. Conforme uma pessoa sobe na hierarquia da empresa, aumentam suas responsabilidades e a pressão sobre seus resultados. E é aqui que a segurança se torna fator chave ao seu favor. Liderar não é fácil e vai demandar determinação e qualidade, por isso, ficar inseguro é um grande atentado contra a sua progressão de carreira.

Demissão

Infelizmente nem todas as empresas são flexíveis quanto aos resultados de seus colaboradores. Em muitos casos não há chances para correr atrás do prejuízo causado pelas escolhas ruins. Se ficar inseguro é um convite para tomar decisões ruins, errar na tomada de decisão é um ótimo pretexto para ser desligado. Não pense que a insegurança é uma ameaça só para seu futuro. Ela pode ameaçar a sua estabilidade hoje mesmo.

Como retomar a segurança?

Você se encaixa em alguma das situações relatadas acima? Calma, isso não significa que sua demissão já está prestes a acontecer. Se há uma oportunidade, é hora de aproveitá-la. Você precisa focar na retomada da segurança o quanto antes. Não perca tempo, sua maior necessidade é voltar a ter aquele desempenho que tanto pesou a seu favor durante suas conquistas.

A perda da segurança profissional está relacionada com diversos aspectos, sejam eles internos ou externos ao ambiente corporativo. Nem sempre retomar a autoconfiança vai ser algo fácil, mas saiba que você não está sozinho nessa difícil missão.

Um dos principais pontos de atuação de um Coaching de Carreira é na retomada e desenvolvimento da confiança profissional. Um bom Coach sabe identificar e utilizar as ferramentas certas para exercitar a autoconfiança de seu Coachee. É possível abrir as perspectivas intelectuais e emocionais para tornar uma pessoa apta a lidar com a pressão e as demandas de sua rotina profissional.

Trabalhar carregado de dúvidas e sem segurança pode ter efeitos devastadores sobre sua carreira. Essa carência pode custar caro e lhe afastar de promoções e demandas importantes, portanto, trata-se de uma ameaça real ao seu sucesso.

O Coaching de Carreira irá exercitar a reflexão, o autoconhecimento e a motivação, visando identificar quais recursos estão faltando para que a pessoa possa se tornar confiante para tomar decisões corretas e que colaboram para seu crescimento.

Não deixe a insegurança profissional tomar as rédeas da sua carreira

Ela pode prejudicar imensamente seu futuro e minar seus planos e desejos. Sente que os rumos da sua carreira estão sendo prejudicados pela falta de segurança? Então considere buscar auxílio para sair dessa situação o mais rápido possível!

Tenha em mente que o  Coaching de Carreira pode mudar os rumos de sua rotina e evitar que a insegurança lhe torne um profissional sem performance e com dificuldades para liderar.

Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar suas experiências e desafios envolvendo a insegurança profissional!

Comente pelo Facebook