9 Passos Alcançar Suas Metas de Fim de Ano

Sempre nos lembramos das metas quando chega o fim do ano. Será que cumprimos tudo que queríamos no ano anterior? Será que dessa vez vamos conseguir?

De fato, o final do ano pode trazer muita ansiedade. É um período de mudanças e recomeços. Você tem a oportunidade de fazer diferente no começo de um novo ano, e isso inclui cumprir todas as suas metas de vida.

Mas como podemos fazer isso? Se você quer evitar a decepção de não conseguir cumprir nada, nos acompanhe a seguir. Vamos te mostrar os passos essenciais para que você chegue ao fim do ano que vem satisfeito. Fique de olho!

Avalie suas metas anteriores

Se você está acostumado a fazer metas de fim de ano, deve avaliar os objetivos anteriores. Pode até ser que você não tenha atingido todos eles, você deve considerá-los novamente.

A primeira coisa a se fazer ao olhar para essas metas antigas é um questionamento básico. Se pergunte: esse assunto ainda é importante para mim?

Pode ser que sua meta seja “melhorar a relação no trabalho”, mas você mudou de cargo. Aquilo não faz mais parte da sua vida.

Depois de olhar para metas antigas, você deve destacar os temas que ainda são relevantes. Isso já te dará uma base para definir o que esperar do próximo ano.

Defina os principais problemas

Para ter uma meta, você precisa de um problema. Afinal, se você quer mudar algo, significa que aquilo está insatisfatório. Por isso, o primeiro passo é entender o que está errado e qual a razão das mudanças.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Você pode, por exemplo, avaliar a sua vida em diversos âmbitos. Como está a sua vida profissional? O que você precisa melhorar no amor? Essas são algumas das perguntas mais importantes.

Não tenha medo de ser crítico. Mais tarde, você transformará todos os problemas e reclamações em objetivos concretos e alcançáveis.

Transforme problemas em objetivos

Chegou a hora de juntar toda a sua avaliação de metas antigas e todos os seus problemas em objetivos concretos. Dessa maneira, você poderá começar um plano detalhado para melhorar a sua vida no ano que se iniciará.

Não se esqueça de colocar metas condizentes com a sua vida no plano. Você não pode colocar “viajar o mundo”, se você sabe que não terá tempo ou recursos para isso. Pense grande, mas mantenha os pés sempre no chão.

Pense no futuro

Você pode até não pode fazer aquela viagem ao redor do mundo agora, mas esse objetivo não precisa ser descartado. É interessante abordar o seu planejamento como uma linha do tempo em metas de ano novo.

Isso significa que você deve pensar na frente. Se questione: o que eu posso fazer no próximo ano para alcançar meu sonho em 5 anos? Como eu posso começar a me preparar?

Essa é a lógica de quem entra em uma graduação ou em um curso extenso e possui a meta de finalizar, por exemplo. Note que a pessoa está pensando lá na frente.

Descubra a sua motivação

Todo mundo que quer alcançar uma meta precisa de motivação. É como uma razão para alcançar todas as metas. E essa razão é pessoal e única para você.

Sua tarefa é descobrir a sua real motivação, para poder trabalhar melhor em suas metas anuais. Essa ação também te ajudará a manter a postura quando quiser desistir de tudo.

Para te ajudar, você deve visualizar uma imagem mental. Pense nas suas metas de hoje e nas suas metas do passado. O que vem a sua cabeça ao sonhar com o cumprimento dos objetivos? Pode ser uma pessoa ou uma ideia. O importante é funcionar para você.

Organize suas metas em grupos

É importante levar a organização em conta na hora de cumprir metas. Para isso, você pode separar todos os seus objetivos em grandes blocos. Assim, fica mais fácil avaliar e atuar em cima deles.

Você pode ter um bloco chamado “carreira e vida profissional” e outro chamado “família e filhos”. Não importa o nome, e sim a divisão que você fará para deixar tudo mais organizado.

Pode até ser que não existam metas para determinado assunto. Se a sua vida está satisfatória nesse âmbito, dê atenção a outros fatores.

Mantenha uma agenda

Nada como uma agenda organizada para melhorar a nossa organização. Se você quer realmente fazer e acontecer com as metas do ano novo, é essencial manter uma agenda com ações e objetivos claros.

Você pode, por exemplo, marcar uma ação por semana que te ajudará a chegar mais perto das metas escolhidas. Se for um objetivo mais pontual, tire um dia para realizar o cumprimento.

Uma agenda também te ajudará a melhorar a sua relação com o tempo. Muitas vezes, achamos que não conseguimos realizar as metas por falta de tempo. Porém, essa pode ser uma simples questão de falta de organização.

Modifique detalhes das metas

Se for necessário, você pode modificar alguns detalhes das suas metas ao longo do ano. Pode ser que eles não sejam mais essenciais para o cumprimento, como eram anteriormente.

É por isso que rever as metas é algo importante. Muitas vezes, você pode deixar de realizar os objetivos por não achá-los mais relevantes. No final no ano, entretanto, você se arrepende. O que ocorreu? Pode ter sido um simples erro de ideia.

Você pode colocar em suas metas que quer ir a Maresias no ano que vem. Ao longo dos meses, Maresias se tornou um lugar dispensável. Pode ser que o que você queria mesmo era ir à praia.

Meça resultados

É importante ficar de olho em todos os avanços e resultados alcançados. Assim, você mantém a sua motivação para continuar correndo atrás de metas. Se você não fizer isso, pode se desanimar ao longo do ano.

Seja melhor com você mesmo: faça comemorações e não seja crítico com os avanços. Sua qualidade de vida melhorará de uma maneira nunca antes vista com essas ações.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

 

Um grande abraço, conte comigo e até breve!

Atenciosamente,

Como escolher Especialidade Médica
Marcio Sumay
Master Coach

Como escolher Especialidade Médica

Comente pelo Facebook