O Segredo para conseguir a vaga de emprego que você sempre desejou

Profissionais dizem que não conseguem emprego.

As empresas dizem que não encontram funcionários.

As agências de RH estão lotadas, de candidatos e de empresas procurando por esses candidatos. Os classificados de jornais e sites especializados no assunto publicam vagas a todo momento.

Então porque as empresas não conseguem encontrar os candidatos certos e os próprios candidatos simplesmente não conseguem se realocar no mercado de trabalho?

Essa é a grande pergunta que para alguns a resposta vale ouro, mas na verdade ela não deveria valer absolutamente nada, pois sabemos muito bem qual a resposta para isso.

Para dizer a verdade, existem duas respostas para essa pergunta, dois fatores que trazem como consequência o caos no mercado de trabalho de praticamente todas as áreas profissionais.

coaching-recolocacao-profissional-blog_3

A primeira é a tão conhecida falta de profissionalização, são os casos em que o funcionário não está capacitado para ocupar o cargo que deseja ou que a empresa tem disponível.

Esse problema se tornou tão preocupante, que os candidatos correram atrás para se capacitarem, fazendo cursos e agregando conhecimento na própria formação. E uma grande parcela das empresas assumiram a parte dela, oferecendo cursos, treinamentos e criando planos de carreira para incentivar seus funcionários.

Isso faz com que a segunda resposta seja ainda mais preocupante, já que até o momento as pessoas ainda não ficaram atentas a esse problema.

O segundo fator é a dificuldade que os profissionais têm em enfrentar os processos seletivos, a dificuldade que eles encontram em mostrarem para os recrutadores que são realmente bons e estão aptos para o cargo.

 

 A busca incansável dos profissionais e empresas

Vocês não imaginam a quantidade de processos seletivos que vi meus clientes “fecharem” sem encontrar o candidato certo, trazendo o cancelamento da vaga ou o remanejamento de parte da equipe interna, por não conseguirem o funcionário adequado.

Isso é devido à falta de profissionalização? Não, na maioria desses casos, a formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos são maravilhosos, mas sua postura durante a entrevista não passa confiança para o entrevistador.

Percebe qual é a raiz do problema? Em muitos casos não é a falta de capacidade para assumir o cargo, mas a dificuldade em transmitir o seu potencial para empresa contratante.

Vou dizer algo que pode irritar você, mas a minha única preocupação é que você supere seus desafios e se sinta realizado em sua vida profissional:

De nada adiantar realizar diversos cursos, estudar e trabalhar arduamente para ser um profissional melhor se você não for capaz de transmitir todo o seu conhecimento durante o processo seletivo.

O recrutador não vai conseguir adivinhar que você é bom no que faz, que você é capaz de assumir o cargo pelo qual está concorrendo. Você precisa mostrar para ele.

Existem diversos pontos em que os candidatos pecam, os principais são:

  • Currículo mal elaborado.
  • Vestimenta inadequada para o cargo ou perfil da empresa.
  • Comportamento inapropriado durante a entrevista
  • Mal desempenho durante dinâmicas em grupo.
  • Dificuldade na comunicação verbal e não verbal.

 

O Coaching para Recolocação Profissional

Foram esses fatores cruciais que me fizeram estruturar o Coaching para Recolocação Profissional, esse é um Coaching em grupo voltado para profissionais que estão em busca de:

  • Uma nova oportunidade de trabalho,
  • Que se sintam insatisfeito com sua atual situação profissional (esteja ou não empregado),
  • Estão cansados de se encantarem por uma vaga, participarem dos processos seletivos e não serem os escolhidos.

O Coaching para Recolocação Profissional conta com o suporte e participação da Coach especializada em carreira Cristina Padula, profissional com mais de 15 anos de carreira, atuando como Psicóloga Organizacional junto aos processos de RH, gestão de carreira e desenvolvimento profissional, em pequenas, médias e grandes empresas.

Esse é o momento para profissionais que se identificaram com alguma das observações feitas anteriormente, conheçam os itens necessários para ter sucesso nos processos seletivos. Aprendendo desde como enviar o currículo até como se destacar positivamente nas dinâmicas em grupo e passar confiança aos recrutadores.

 

Comente pelo Facebook