Planejamento de Carreira Profissional: Como Gerar Resultados Garantidos

O planejamento de carreira profissional gera muitos resultados bons e  através dele você estará bem mais preparado para enfrentar certos desafios da vida profissional.

Quando uma pessoa tem a sua vida profissional planejada, ela sabe quais são os passos certos a serem tomados para poder alcançar os seus objetivos e com isso, a chance de falhar se torna menor.

Comece você também a fazer o planejamento de carreira profissional.

Certamente você irá ficar muito satisfeito com o resultado, pode ter certeza disso.

Para você que se interessa por este assunto, continue acompanhando nosso artigo.


Como Fazer um Planejamento de Carreira Profissional

Separamos para você um passo a passo de como fazer um planejamento de carreira profissional.

  • Defina Objetivos

Para você conseguir criar um plano de carreira eficiente, é muito importante que seja definido todos os seus objetivos pessoais e principalmente os profissionais, mas lembre-se que suas reais necessidades devem ficar claras.

Reflita sobre como você sonha em estar daqui há alguns anos, seja 5, 10 ou 20 anos, a partir daí poderá ser definido o que deverá ser feito e quais são as ferramentas que será utilizada para alcançar os seus objetivos profissionais.

  • Faça uma Avaliação Pessoal

Faça uma avaliação pessoal sobre si mesmo, pois isso é fundamental para poder definir com mais clareza o que você quer e aonde deseja chegar.

Outra orientação é que você deve refletir sobre como está o seu momento atual, assim saber quais são os seus pontos fortes e o que está precisado melhorar, como por exemplo, os seus valores e também os seus talentos, pois ambos contribuem para que alcance os seus objetivos.

  • Elabore Estratégias

Todo o planejamento de carreira profissional deve ter uma elaboração de estratégias, pois somente assim você conseguirá montar um plano de carreira eficiente e ficar mais próximo dos objetivos almejados.

Nessas estratégias elaboradas poderá ser colocado alguns itens como, “O que poderá ser feito hoje para você estar mais próximo do que deseja? O que falta trabalhar para que você consiga atingir suas metas?”

Tendo esses itens listados, ficará claro para você quais serão as atitudes que deverão ser tomadas, como por exemplo, investir na sua capacitação profissional, desenvolver suas habilidades, fazer novos cursos de especialização, ampliar os seus conhecimentos, estudar uma outra língua, dentre vários outros, enfim, com isso você poderá avaliar o que você realmente está faltando e assim começar a trabalhar para isso.

  • Inspire-se nos Exemplos de Sucesso

É muito importante que você se inspire em outros profissionais da área, que já atingiram o sucesso, pois assim poderá aprender muito com o relato de cada um deles.

Tire o máximo possível de informações desses profissionais, busque saber sobre suas carreiras e como foi toda a sua trajetória até chegar onde eles estão agora.

Utilize esses exemplos como um estímulo para você e a partir daí comece a correr atrás de seus próprios objetivos, pois o que não lhe faltam são bons exemplos de profissionais que ousaram, acreditaram em si mesmo e conquistaram grandes resultados em sua vida profissional.

  • Coloque seu Plano de Carreira no Papel

A última dica que temos e não a menos importante, é que você deve colocar em um papel todos os pontos que você listou acima, pois isso é  fundamental  para conseguir gerenciar melhor a sua carreira, estando acompanhando os desafios e metas propostos.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


Depois de listar em um papel todos os itens que foram citados acima, dedique um momento do seu dia para lê-lo e sempre que necessário atualizá-lo, pois isso irá lhe ajudar a não se esquecer dos seus planos, mesmo diante das dificuldades e das correrias do seu dia a dia.

Agora que você leitor já aprendeu sobre Porque o planejamento de carreira profissional gera resultados garantidos para a vida, que tal você saber 5 dicas de como ter uma carreira profissional bem-sucedida

Clique aqui e confira um super post que separamos para você em nosso blog sobre o assunto.

Gostou? Compartilhe com seu grupo de amigos nas redes sociais, e não esqueça de deixar um comentário logo ali embaixo↓


Cristina Padula
Coach Especialista em Carreiras

“Busquei o processo de coaching como apoio para transição entre carreira numa empresa para empreender. O apoio da Cris foi muito importante, pois abriu minha visão para situações que antes eu ignorava além de me dar maior segurança em fazer o movimento; sabendo inclusive que não necessariamente seria, um movimento sem volta. Também foi muito positivo a ajuda em aprimorar o autoconhecimento, além de habilidades que precisavam ser aperfeiçoadas e/ou adquiridas. A experiência foi bastante positiva e tornarei a fazer em um momento oportuno.”
Thiago Henrique Bido – Gerente Comercial

Conheça mais sobre mim:

 

Comente pelo Facebook