plano de carreira

Entenda a Verdadeira Importância do Plano de Carreira

Já imaginou a sua vida profissional daqui a cinco ou dez anos, e até mais em alguns casos, se a resposta for sim, você já está engajado para um plano de carreira, que é a principal ferramenta para crescimento e sucesso profissional.

Mesmo sendo uma estratégia tão importante, são poucas as pessoas e até mesmo corporações, como a empresa que para qual você trabalha, por exemplo, que sabem a necessidade de ter um planejamento dessa magnitude.

O planejamento de carreira está se tornando algo fundamental para o mercado de trabalho nos dias de hoje.

Quem deseja ter crescimento profissional, seja na empresa e cargo que está atualmente ou fora desse cenário, busca por essa ferramenta como meio de tomar as decisões corretas.

No entanto, nem todo muito sabe sobre a importância ou até mesmo do que se trata essa estratégia.

Por isso, continue lendo esse artigo, nele vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a ferramenta do momento.

Nesse artigo você vai saber mais sobre:

Entendendo a necessidade de ter um plano de carreira

Mas o que é um plano de carreira? 

O que o plano de carreira deve apresentar?

Para que o plano de carreira é utilizado?



Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse material com seus amigos, assim cada vez mais pessoas vão alcançar seu crescimento profissional.

Facebook (o mais popular)

LinkedIn (o mais profissional)

E-mail (o mais democrático)

 

ENTENDENDO A NECESSIDADE DE TER UM PLANO DE CARREIRA

A vida profissional tem ampla ligação com a estratégia, que consegue influenciar até mesmo objetivos relacionados a vida pessoal do indivíduo.

Cada profissional que aposta em um planejamento para a própria carreira, sabe com exatidão o que precisa ser feito para alcançar aquele objetivo em questão.

Há duas formas de executar um plano de carreira: uma em que o próprio profissional desenvolve para si e outro que as empresas ofertam para seus colaboradores.

Já de antemão é explanado que a segunda opção é algo um pouco mais rara, visto que nem toda empresa costuma trabalhar com a ferramenta.

Estar em uma corporação que oferece essa estratégia é considerado um diferencial, mas é importante analisar previamente.

O plano deve ser bem estruturado, só para começar, senão ele não vai te favorecer muito.

Por outro lado, os profissionais estão cada vez mais ligados aos planos de careira e tem se tornado uma estratégia presente em seu cotidiano.

Eles buscam autonomamente pela estratégia, o que é um passo bastante importante para a carreira.

MAS O QUE É UM PLANO DE CARREIRA?

Trata-se de um programa estruturado com a ideia de guiar os passos de cada profissional ao sucesso, seja ele feito de maneira autônoma ou traçado por uma corporação.

Um plano de carreira é o caminho que aquele indivíduo deverá percorrer em uma organização para chegar a um nível hierárquico desejado, por exemplo.

Sendo assim, é ele quem determina o que é necessário para alcançar esse objetivo, desde ações a competências que são precisas para chegar a determinada posição.

Nem sempre o planejamento envolve a área e função que o profissional está ligado no momento.

Quando feito por conta própria, é comum que o indivíduo objetive algo fora daquele universo, mas não é regra.

O planejamento vale tanto para ter ascensão onde está agora, como também para buscar algo novo, fica a critério do próprio profissional, afinal as ideias e objetivos são deles.

Se necessário, ele pode buscar por alguém que auxilie esse processo, como um coaching de carreira, que colabora para desenvolvimento de ações e estratégicas para desenvolver a performance daquele profissional.

 

O QUE O PLANO DE CARREIRA DEVE APRESENTAR?

Para um bom planejamento, a ferramenta deve proporcionar ao funcionário uma chance ao seu desenvolvimento.

Assim, é ideal que ele saiba por quais etapas vai precisa passar para alcançar uma posição hierárquica desejada, tal como o tempo que ficará em cada nível até que chegue ao objetivo máximo.

Como já dito, o plano de carreira pode ser estruturado pelo próprio profissional como também pelas empresas, embora esta última opção não trabalhe tanto com a estratégia.

Essas são as principais formas de ter esse tipo de planejamento, mas a forma como ele é moldado se diferencia.

No geral, a estratégia deve apresentar ao profissional tudo que ele precisa para ter uma elevação em sua carreira, incluindo as promoções a cargos de gestão, por exemplo, se essa for a intenção do indivíduo.

É por isso que deve ser feita uma análise quando a empresa te oferecer essa opção.

O planejamento precisa ser bem estruturado e te dar oportunidades de crescimento dentro daquela corporação.

De nada vale um plano que te deixe estagnado, só recebendo conhecimento por algo que você não deseja, afinal os planos trabalham com objetivos do profissional.

A ideia é que as empresas abram para a personalização dos planos, assim podendo atender as expectativas de seu colaborador.

Isso favorece, inclusive, a motivação do mesmo.

Quando se trabalha com planos de carreira, a ideia é apresentar ações, metas e tudo o que for necessário para o profissional conquistar sucesso à longo prazo.

Se ele precisar de qualificação por intermédio do ensino, o planejamento indicará isso.

 

PARA QUE O PLANO DE CARREIRA É UTILIZADO?

O ponto básico dessa estratégia é levar o profissional ao sucesso, onde normalmente a busca é para subir de cargo.

Não necessariamente esse é objetivo principal que leva a utilizar a estratégia, mas no geral é o propósito mais buscado.

Em geral, o profissional quer ter sucesso, então pode ser que isso tenha relação a uma promoção ou reconhecimento, mesmo que não suba de cargo.

Assim, os propósitos variam da promoção de cargo a um amento de salário; transferência de empresa; aquisição de conhecimento e novas habilidades; melhoria de vida; aumento de responsabilidades; ou experiência no exterior.

São esses alguns pontos que levam ao profissional por buscar a ferramenta, em geral por conta própria.

Normalmente, a ferramenta é procurada para atender as necessidades dos profissionais em relação a própria carreira.

Como o mercado hoje já não comanda os passos do profissional e incentiva que ele procure por isso sozinho, o planejamento se torna a sua melhor arma para ter crescimento profissional.

Os planos são aplicados até mesmo em estudantes, caso desejem, para que consigam ter uma estrutura em suas carreiras após a formação, um pouco pela pressão da própria sociedade para que esse jovem tenha sucesso cedo.

No geral, essa gestão da carreira faz parte do cotidiano de cada vez mais empresas, se aperfeiçoando aos desejos dos profissionais.


Muito Prazer, sou

Cristina Padula
Coach Especialista em Carreira

E quero ajudar você a conseguir sua melhor performance com métodos práticos e objetivos. Vamos juntos?


Você deseja ter uma carreira de sucesso? entender sobre os desafios e aprender a desenvolver habilidades e competências? Conheça nosso e-book carreira de sucesso.

Clique aqui embaixo e saiba mais!

 

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos, infográficos, ebooks e muito mais.


Comente pelo Facebook