qualidade de vida

Qualidade de Vida e Trabalho : É Preciso Medir

Cada vez mais as pessoas acreditam que precisam ganhar muito dinheiro para ter mais qualidade de vida e por isso, acabam se dedicando quase integralmente aos seus trabalhos.

A maior intenção disso é ascender profissionalmente, conseguir um cargo melhor, ser promovido, ganhar mais e, assim, poder ter uma qualidade de vida ainda maior.

Entretanto, o que a maioria das pessoas esquece é que nem sempre a qualidade de vida está ligada ao seu salário.

Assim, as pessoas acabam gastando suas vidas para ganhar dinheiro e terminam por aproveitá-lo muito menos do que gostariam.

O fato é que nem sempre é fácil equilibrar essa balança e nem todo mundo sabe bem como reagir em determinadas situações que exigem uma escolha.

Por isso vamos falar a seguir mais um pouco sobre essa relação entre qualidade de vida x trabalho .

qualidade de vida x trabalho

Qual a medida certa entre qualidade de vida e trabalho?

Nunca se falou tanto em qualidade de vida.

As pessoas estão, cada vez mais, buscando informações sobre como alimentar-se bem, cortando itens dos seus cardápios, frequentando academias e praticando atividade física.

Por outro lado, também nunca foi tão alto o tempo que essas pessoas dedicam aos seus trabalhos para conseguir assegurar todos esses itens que foram citados acima.

A consequência disso é um desequilíbrio na forma como as pessoas vivem, um aumento nos índices de estresse e depressão e muitos pais que se sentem culpados pela ausência na vida do filho, o que aumenta cada vez mais esse desequilíbrio.

O fato é que realmente não é uma tarefa nada fácil encontrar o caminho do meio, aquele que não pende demais nem para um lado, nem para o outro pois para isso é preciso muita reflexão, autoconhecimento e autocritica.

Mas então, como equilibrar a equação entre qualidade de vida e trabalho?

Pois bem! A primeira coisa que você deve saber é que pessoas mais organizadas conseguem dividir melhor o seu tempo entre as diversas tarefas do dia, conseguindo conciliar melhor a rotina agitada do trabalho com a sua qualidade de vida.

Isso pode ser extremamente vantajoso pois a organização na execução das tarefas diárias permite, inclusive, um melhor desempenho no trabalho, melhorando sua performance e permitindo conquistar mais com menos esforço.

qualidade de vidaOutra dica importante para conseguir um equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho é não trabalhar somente por dinheiro.

Obviamente que isso nem sempre é uma opção, mas buscar alternativas tornar o trabalho mais agradável, ou mesmo buscar algo que você gosta de fazer, pode ser muito benéfico.

Isso por que quando você faz aquilo que você gosta, você não se sente tão cansado, não sente que a tarefa é um fardo e, por consequência, vive menos estressado e mais feliz.

Afinal, quantas vezes você chegou em casa sem vontade de fazer nada por que passou o dia trabalhando em algo que você detesta?

Uma boa dica é que você liste o que você gosta de fazer para, quem sabe, poder se dedicar mais a isso.

Você pode também começar essa atividade como um projeto paralelo, para não ter que deixar seu emprego atual de uma vez por todas.

O que você acha?

Além disso, trace metas para a sua vida pois com isso você consegue fazer um bom planejamento dos seus objetivos e também consegue gerenciar melhor a sua ansiedade.

Entretanto lembre-se de traçar metas factíveis, de acordo com a sua realidade.

Enfim, a verdadeira receita entre a sua qualidade de vida e trabalho é sempre o equilíbrio.

Por isso, se algo não está bem, procure avaliar a sua vida e veja se a balança está, de fato, equilibrada.

É sempre tempo de reajustar a rota!

Boa sorte!

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página, confira também outros artigos sobre carreira, leia e saia na frente com dicas superinteressantes!


Cristina Padula
Cristina Padula

Coach de Carreira – Amaxi Performance

 


 

Comente pelo Facebook