vocacao

Vocação ou Hobby? O que precisa saber para mudar de carreira.

Você já passou pela situação de admirar tanto outra profissão? Chegou ao ponto de achar que fez a escolha errada para sua carreira? Em algum momento já pensou em abandonar sua carreira e seguir uma possível vocação, sem pensar nas consequências?

Em ocasiões como essas esse sentimento pode ser meio assustador. Parece  que toda a sua trajetória profissional está errada, não é? Porém, não há motivos para desespero. Antes de mais nada, saiba que você não está sozinho. Cresce a cada dia o número de pessoas que se encontram em plena atividade profissional, mas ainda possuem dúvidas em relação às suas escolhas. O grande problema é que o anseio de mudar de carreira pode ser confundido com o apreço por uma atividade. Mas é bom saber que esse sentimento não necessariamente é uma vocação profissional.

Um bom exemplo está na cozinha. Muitas pessoas sentem prazer ao passar horas na cozinha, e acabam condicionandas apensa que sua verdadeira vocação é ser chef. O problema é: Ser chef de cozinha e administrar um restaurante e todas as suas atividades é algo muito mais complexo do que cozinhar para quem você gosta.

Confundir vocação com carreira pode ser arriscado.

Romantizar uma atividade profissional pode ser uma atitude perigosa. Caso você confunda o seu hobby com uma vocação, existem chances de criar uma frustração de grandes proporções em sua vida. Até seu hobby tão querido pode perder o encanto. Isso sem falar nos prejuízos financeiros que podem ser causados ao confundir um hobby com uma vocação profissional e nos riscos de arrependimento após abandonar sua antiga carreira.

Mas como fazer uma mudança de carreira consciente?

É claro que uma pessoa pode ser feliz e acertar ao mudar de carreira! Porém, tomar essa decisão é algo que precisa ser feito com cuidado, principalmente até obter a certeza de que você está seguindo o caminho certo.

Existem formas racionais de chegar à conclusão sobre as suas escolhas e decisões, e isso só é conquistado com reflexão e muito autoconhecimento. Se você não tem certeza e está “balançado” por outra profissão, tente fazer um teste.

Vamos voltar ao exemplo do cozinheiro. Se você tem paixão pela gastronomia, que tal procurar alguns restaurantes e pedir para fazer um teste durante uns dias? Essa experiência vai te ajudar muito a compreender a dinâmica e os desafios de trabalhar no ramo. Sempre que possível, procure experimentar na prática, assim você consegue sentir na pele o que irá encarar.

Caso não seja possível fazer um teste – ou caso esteja muito difícil lidar com a dúvida sozinho – é possível buscar orientação junto a um Coach de Carreira. O acompanhamento de um profissional ajuda a identificar os recursos que faltam para identificar sua vocação profissional. Assim é possível ter mais de clareza para tomar uma decisão tão complexa.

Não tome uma decisão difícil sem ter embasamento!

Se você está precisando de uma força para retirar essas dúvidas de sua mente, não deixe de considerar o Coaching. Aqui na Amaxi, o Programa de Coaching de Carreira foi desenvolvido para atender pessoas que enfrentam inúmeros desafios profissionais, dentre eles a insatisfação com sua atual carreira e a dúvida quanto à mudança. Ele é indicado tanto para quem tem certeza de sua vontade de mudar e também quem ainda precisando de mais informações e autoconhecimento para tomar essa decisão.

Quer conhecer mais sobre o Coaching de Carreira? Está procurando uma força para guiar sua trajetória profissional pelo rumo certo? Então visite nosso site e saiba mais!

Comente pelo Facebook